fbpx
Juntos vamos mais longe: como o Cubo, o maior hub de empreendedorismo
tecnológico da América Latina, criou uma cultura de colaboração e protagonismo
O que você vai aprender neste case?

Se o seu objetivo é promover conexão entre pessoas e engajamento, fomentar uma cultura de inovação e inspirar mudança de mindset, esse case foi feito para você!

O Cubo é o maior e mais relevante hub de empreendedorismo tecnológico da América Latina. Ele nasceu a partir de uma iniciativa conjunta entre o Banco Itaú e a Redpoint eVentures, uma empresa de venture capital. No início, o time era formado por membros de diferentes organizações, como Itaú, WeWork (empresa que administra a experiência do ecossistema do Cubo) e a Inova (empresa de eventos da comunidade do Cubo).

Quando o time do Cubo procurou a Talent Academy, eles tinham o desafio de alinhar e enraizar os pilares da sua cultura corporativa entre todos os membros, e também de trazer dados para apoio às decisões estratégicas e ações de desenvolvimento de todo o time.

Decidimos embarcar na missão de ajudar o Cubo a definir os seus pilares da Cultura de dentro para fora: a partir dos dados que coletamos de todo o time do Cubo, levantados pelas ferramentas de Assessment do Propósito e Radar da experiência dos colaboradores. Além disso, apoiamos na estratégia de conexão da cultura corporativa com todo o time.

Vamos compartilhar os principais resultados e lições que poderão ajudá-lo a se inspirar e levar esse projeto para dentro da sua empresa:

Como formar squads complementares e de alta performance

Como promover uma cultura de inovação e colaboração

Como a Talent Academy trouxe dados para apoio à gestão de pessoas e times

Sobre o Cubo Itaú

O Cubo é o maior e mais relevante centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina, idealizado pelo Itaú Unibanco em parceria com a Redpoint eVentures. Seu objetivo desde 2015 é conectar em um só lugar empreendedores, grandes empresas, investidores e universidades para discutir sobre tecnologia, inovação, novos modelos de negócios, novas formas de trabalhar e como desafiar o status quo, visando um mundo melhor.

O Contexto

  • O Cubo tinha a necessidade de articular e promover uma cultura única para todos os membros do time, que era composto por pessoas de diferentes empresas e culturas (Itaú, WeWork e Inova). Para incentivar a colaboração e o protagonismo, era preciso criar uma cultura compartilhada por todos, incluindo princípios, valores e comportamentos, e materializada no dia a dia.
  • O time queria também entender a fundo os perfis, motivações, impacto desejado e potência de todos os integrantes da equipe.
  • Eles também desejavam gerenciar ativamente a sua cultura utilizando tecnologia, já que o processo vigente de avaliação e reconhecimento utilizava metodologias tradicionais que não se encaixavam no novo contexto.
  • Finalmente, não havia dados concretos e atuais sobre a experiência dos colaboradores.

Oportunidades

Promover interação e integração entre os times de todas as empresas (Itaú, WeWork e Inova)

Criar uma cultura única, com princípios, valores e comportamentos definidos e compartilhados por todos

Identificar as fortalezas, fatores motivacionais, impacto desejado e potência de cada colaborador

Identificar oportunidades de desenvolvimento na cultura e na experiência dos colaboradores

Gerar dados e people analytics para apoio à gestão do time e da cultura

A Solução

E o melhor, esses pilares hoje fazem parte do dia a dia de todos os colaboradores. O Cubo colocou em prática diversas ações para tangibilizar a cultura, inclusive no ambiente de trabalho!

Implementação

Finalmente, a plataforma da Talent Academy permitiu ao Cubo:

Otimizar a alocação de pessoas de acordo com seus perfis

Formar squads complementares e com alinhamento de objetivos

Desenvolver as pessoas com base nas suas necessidades e prioridades

Reconhecer as pessoas que mais contribuem para a Cultura

Trazer dados de colaboradores para apoio nas decisões estratégicas

Resultados Atingidos

Depoimentos

  • Gostei muito de trabalhar com a Talent Academy. Considero que o trabalho de montar os pilares de valores da empresa numa visão consolidada 360 graus foi um novo marco na caminhada do time para alcançar o Propósito do Cubo. Esses pilares certamente terão papel fundamental no “como” alcançaremos nossos objetivos.

    Pedro Prates

    Co-head, Cubo
  • Nosso desafio inicial era criar e estabelecer os pilares da cultura e valores do Cubo, além de tangibilizar cada um no dia a dia de todos os colaboradores. E a Talent Academy nos entregou muito mais do que o esperado, foi uma experiência muito rica, com mapeamento de perfis, comportamentos desejados, e outras ações de engajamento e gestão de pessoas. Além de estabelecer os pilares, fortalecemos nossa cultura, criamos ainda mais laços entre os membros de nosso time, conseguimos promover o senso de pertencimento com mais intensidade, e passamos a reforçar o valor e o papel de cada colaborador do Cubo

    Renata Zanuto

    Co-head, Cubo

📍 Cubo
📞 +55 11 99810-2295
📧 contato@talentacademy.com.br

Quer ficar por dentro dos conteúdos e novidades da Talent Academy? Inscreva-se gratuitamente abaixo: