Retenção de talentos

Conheça o potencial dos dados nas estratégias de retenção de talentos

Neste post, vamos te mostrar como o People Analytics pode ser usado para identificar padrões de rotatividade e melhorar o índice de retenção de talentos.

A retenção de talentos é um indicador de RH que está diretamente ligado à capacidade das empresas em construir negócios sólidos. 

Porém, reconhecer essa importância não torna o desafio mais simples: somente em 2023, o Brasil registrou a impressionante marca de 7,3 milhões de demissões voluntárias.

Se sua empresa busca estratégias mais eficazes para melhorar esse índice, chegou a hora de descobrir como o People Analytics pode ser a solução ideal!

Por que a retenção de talentos requer atenção?

A retenção de talentos, indicador que mede o tempo que os colaboradores permanecem na empresa, é uma espécie de termômetro das estratégias de gestão de pessoas.

Quando a retenção é alta, geralmente esse é um ótimo sinal de que os profissionais estão engajados, satisfeitos e veem valor na organização

Por outro lado, uma retenção abaixo do esperado pode indicar uma série de problemas, desde ambiente de trabalho tóxico até ausência de oportunidades de crescimento.

Em paralelo a isso, a capacidade de uma empresa em reter talentos qualificados está totalmente relacionada ao seu sucesso a longo prazo. 

Afinal, uma alta rotatividade de pessoal traz consequências graves, como:

  • Aumento dos custos de recrutamento e treinamento;
  • Perda de conhecimento e experiência valiosos;
  • Sobrecarga da equipe remanescente;
  • Diminuição da moral e engajamento dos colaboradores;
  • Falta de continuidade no atendimento de clientes;
  • Enfraquecimento da marca empregadora.

Viu como esse tema pode se transformar em uma verdadeira bola de neve? 

Por isso, mesmo que algum nível de rotatividade seja natural, o RH deve buscar formas de evitar que esses números ultrapassem o esperado.

Fatores que impactam na retenção de pessoal

Um dos principais desafios de gerenciar a retenção de talentos é que ela não depende de um único fator. 

A percepção que o colaborador tem da empresa e seu desejo de permanecer nela são moldados por diversos aspectos.

Entre os fatores internos, ou seja, que estão sob o controle da organização, destacam-se:

Alinhamento com a cultura organizacional

A sinergia entre os valores dos colaboradores e os princípios da empresa tem um peso significativo na retenção de talentos.

Quando os funcionários se sentem alinhados com a cultura organizacional, é mais provável que eles desenvolvam um senso de pertencimento e mantenham um alto nível de engajamento.

Preparo da liderança

Líderes que conseguem criar um ambiente de confiança, respeito e apoio tendem a formar equipes mais satisfeitas.

Não por acaso, investir no desenvolvimento de liderança também é uma estratégia muito utilizada para melhorar o engajamento dos colaboradores.

Oportunidades de desenvolvimento e crescimento

Ter caminhos claros para desenvolver novas habilidades e crescer dentro da empresa está entre fatores de maior impacto na satisfação interna.

Para se ter uma ideia, o estudo de Marca Empregadora, da Randstad, mostrou que 90% dos talentos consideram o desenvolvimento profissional um elemento chave em suas trajetórias.

Feedback e reconhecimento

Quando os colaboradores são reconhecidos pelo bom trabalho e recebem feedbacks construtivos sobre como podem melhorar ainda mais, a tendência é que eles se sintam mais valorizados e motivados.

Essa combinação, como muitos já sabem, frequentemente leva a um aumento na lealdade dos funcionários.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

A capacidade da empresa de apoiar os colaboradores na conciliação entre suas responsabilidades profissionais e pessoais tem se tornado cada vez mais crucial para a retenção de talentos.

Hoje, mais do que nunca, os funcionários estão avaliando aspectos como bem-estar e flexibilidade na hora de escolher onde trabalhar.

Como o People Analytics pode melhorar esse indicador?

Diante das muitas variáveis que influenciam a retenção de talentos, as empresas não podem se dar ao luxo de basear suas estratégias em suposições. 

Quanto mais informações confiáveis elas tiverem à disposição, maiores serão as chances de desenvolverem ações eficazes para frear a rotatividade de pessoal. 

O papel do People Analytics neste contexto é ajudar as organizações na coleta e análise de dados sobre o comportamento e a satisfação dos colaboradores. 

A partir disso, torna-se possível:

Identificar padrões de rotatividade

Ao analisar dados históricos, o RH pode obter uma visão mais clara de quais departamentos, funções, perfis de colaboradores e até mesmo épocas do ano apresentam taxas de rotatividade mais altas.

Dessa forma, fica mais fácil para a empresa investigar as causas subjacentes do problema e implementar medidas corretivas de forma mais eficaz.

Prever o risco de saída dos colaboradores

A decisão de deixar a empresa raramente ocorre de forma abrupta. O mais comum é que o colaborador dê indícios de sua insatisfação ao longo do tempo. 

Fatores como diminuição do engajamento, mudanças no desempenho, feedback negativo ou falta de oportunidades de crescimento podem indicar que um funcionário está considerando pedir demissão. 

Utilizando o People Analytics, as empresas podem monitorar esses indicadores, prever quais colaboradores estão em risco de sair e agir de forma proativa para evitar que isso aconteça.

Desenvolver ações personalizadas

Por último, os dados também ajudam o RH a desenvolver e implementar ações que realmente impactem no engajamento da equipe.

Por exemplo: com as informações coletadas nas avaliações de desempenho, é possível mapear as necessidades de aprimoramento específicas de cada colaborador e, assim, criar planos de desenvolvimento mais alinhados às expectativas deles.

Além disso, os dados ainda podem revelar preferências em termos de reconhecimento, benefícios ou até mesmo formatos de trabalho, permitindo a criação de iniciativas mais direcionadas para manter a equipe feliz e comprometida.

Considerações finais

Se a sua empresa deseja promover um ambiente de trabalho mais positivo e estimulante, que, por sua vez, melhore a retenção de talentos, então ela certamente precisa explorar o potencial dos dados.

Como vimos até aqui, investir na coleta e análise de dados não apenas ajuda a identificar áreas de melhoria, mas também capacita o RH para tomar decisões mais embasadas, que realmente gerem valor para o time.

Para saber mais sobre o assunto, recomendamos a leitura do nosso post completo sobre People Analytics!

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Neste post, vamos te mostrar como o People Analytics pode ser usado para identificar padrões de rotatividade e melhorar o índice de retenção de talentos.

A retenção de talentos é um indicador de RH que está diretamente ligado à capacidade das empresas em construir negócios sólidos. 

Porém, reconhecer essa importância não torna o desafio mais simples: somente em 2023, o Brasil registrou a impressionante marca de 7,3 milhões de demissões voluntárias.

Se sua empresa busca estratégias mais eficazes para melhorar esse índice, chegou a hora de descobrir como o People Analytics pode ser a solução ideal!

Por que a retenção de talentos requer atenção?

A retenção de talentos, indicador que mede o tempo que os colaboradores permanecem na empresa, é uma espécie de termômetro das estratégias de gestão de pessoas.

Quando a retenção é alta, geralmente esse é um ótimo sinal de que os profissionais estão engajados, satisfeitos e veem valor na organização

Por outro lado, uma retenção abaixo do esperado pode indicar uma série de problemas, desde ambiente de trabalho tóxico até ausência de oportunidades de crescimento.

Em paralelo a isso, a capacidade de uma empresa em reter talentos qualificados está totalmente relacionada ao seu sucesso a longo prazo. 

Afinal, uma alta rotatividade de pessoal traz consequências graves, como:

  • Aumento dos custos de recrutamento e treinamento;
  • Perda de conhecimento e experiência valiosos;
  • Sobrecarga da equipe remanescente;
  • Diminuição da moral e engajamento dos colaboradores;
  • Falta de continuidade no atendimento de clientes;
  • Enfraquecimento da marca empregadora.

Viu como esse tema pode se transformar em uma verdadeira bola de neve? 

Por isso, mesmo que algum nível de rotatividade seja natural, o RH deve buscar formas de evitar que esses números ultrapassem o esperado.

Fatores que impactam na retenção de pessoal

Um dos principais desafios de gerenciar a retenção de talentos é que ela não depende de um único fator. 

A percepção que o colaborador tem da empresa e seu desejo de permanecer nela são moldados por diversos aspectos.

Entre os fatores internos, ou seja, que estão sob o controle da organização, destacam-se:

Alinhamento com a cultura organizacional

A sinergia entre os valores dos colaboradores e os princípios da empresa tem um peso significativo na retenção de talentos.

Quando os funcionários se sentem alinhados com a cultura organizacional, é mais provável que eles desenvolvam um senso de pertencimento e mantenham um alto nível de engajamento.

Preparo da liderança

Líderes que conseguem criar um ambiente de confiança, respeito e apoio tendem a formar equipes mais satisfeitas.

Não por acaso, investir no desenvolvimento de liderança também é uma estratégia muito utilizada para melhorar o engajamento dos colaboradores.

Oportunidades de desenvolvimento e crescimento

Ter caminhos claros para desenvolver novas habilidades e crescer dentro da empresa está entre fatores de maior impacto na satisfação interna.

Para se ter uma ideia, o estudo de Marca Empregadora, da Randstad, mostrou que 90% dos talentos consideram o desenvolvimento profissional um elemento chave em suas trajetórias.

Feedback e reconhecimento

Quando os colaboradores são reconhecidos pelo bom trabalho e recebem feedbacks construtivos sobre como podem melhorar ainda mais, a tendência é que eles se sintam mais valorizados e motivados.

Essa combinação, como muitos já sabem, frequentemente leva a um aumento na lealdade dos funcionários.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

A capacidade da empresa de apoiar os colaboradores na conciliação entre suas responsabilidades profissionais e pessoais tem se tornado cada vez mais crucial para a retenção de talentos.

Hoje, mais do que nunca, os funcionários estão avaliando aspectos como bem-estar e flexibilidade na hora de escolher onde trabalhar.

Como o People Analytics pode melhorar esse indicador?

Diante das muitas variáveis que influenciam a retenção de talentos, as empresas não podem se dar ao luxo de basear suas estratégias em suposições. 

Quanto mais informações confiáveis elas tiverem à disposição, maiores serão as chances de desenvolverem ações eficazes para frear a rotatividade de pessoal. 

O papel do People Analytics neste contexto é ajudar as organizações na coleta e análise de dados sobre o comportamento e a satisfação dos colaboradores. 

A partir disso, torna-se possível:

Identificar padrões de rotatividade

Ao analisar dados históricos, o RH pode obter uma visão mais clara de quais departamentos, funções, perfis de colaboradores e até mesmo épocas do ano apresentam taxas de rotatividade mais altas.

Dessa forma, fica mais fácil para a empresa investigar as causas subjacentes do problema e implementar medidas corretivas de forma mais eficaz.

Prever o risco de saída dos colaboradores

A decisão de deixar a empresa raramente ocorre de forma abrupta. O mais comum é que o colaborador dê indícios de sua insatisfação ao longo do tempo. 

Fatores como diminuição do engajamento, mudanças no desempenho, feedback negativo ou falta de oportunidades de crescimento podem indicar que um funcionário está considerando pedir demissão. 

Utilizando o People Analytics, as empresas podem monitorar esses indicadores, prever quais colaboradores estão em risco de sair e agir de forma proativa para evitar que isso aconteça.

Desenvolver ações personalizadas

Por último, os dados também ajudam o RH a desenvolver e implementar ações que realmente impactem no engajamento da equipe.

Por exemplo: com as informações coletadas nas avaliações de desempenho, é possível mapear as necessidades de aprimoramento específicas de cada colaborador e, assim, criar planos de desenvolvimento mais alinhados às expectativas deles.

Além disso, os dados ainda podem revelar preferências em termos de reconhecimento, benefícios ou até mesmo formatos de trabalho, permitindo a criação de iniciativas mais direcionadas para manter a equipe feliz e comprometida.

Considerações finais

Se a sua empresa deseja promover um ambiente de trabalho mais positivo e estimulante, que, por sua vez, melhore a retenção de talentos, então ela certamente precisa explorar o potencial dos dados.

Como vimos até aqui, investir na coleta e análise de dados não apenas ajuda a identificar áreas de melhoria, mas também capacita o RH para tomar decisões mais embasadas, que realmente gerem valor para o time.

Para saber mais sobre o assunto, recomendamos a leitura do nosso post completo sobre People Analytics!