Autonomia no trabalho é chave para motivação e sucesso
Você sabia que a autonomia no ambiente de trabalho pode ser um verdadeiro divisor de águas para a motivação das pessoas colaboradoras?
Não à toa, a autonomia surgiu como um dos três principais motivadores no estudo sobre drivers motivacionais da Talent Academy, que envolveu mais de 25.000 pessoas.
Mas, além da nossa, há pesquisas realizadas por outras instituições, inclusive renomadas, que corroboram e complementem este dado. Comprovando, assim, ainda mais a importância da autonomia no trabalho.
Em um mundo onde fatores como a flexibilidade se tornaram um pilar do futuro do trabalho, entender e aplicar a autonomia se mostra não apenas benéfico, mas essencial.
E então, vamos explorar como isso pode transformar sua organização?
Liberdade e produtividade
Ao contrário do que se pode pensar, colaboradores motivados pela autonomia muitas vezes podem preferir projetos com metas claras e prazos definidos. A questão é que eles valorizam a liberdade de executar esses projetos à sua maneira.
Desse modo, organizações com menos burocracia e mais espaço para a interação livre com clientes e parceiros podem se destacar nesse aspecto.
A autonomia permite que os colaboradores busquem soluções inovadoras e eficientes, o que, segundo estudos da Universidade de Michigan, leva a uma maior satisfação no trabalho, produtividade e desempenho, reduzindo a rotatividade e o burnout.
Autonomia no modelo de trabalho remoto e híbrido
Com a ascensão do trabalho híbrido e remoto, a autonomia ganhou uma nova dimensão.
Referências com a Harvard Business Review apontam que a autonomia é um dos principais impulsionadores da motivação humana, desempenho e realização. No contexto do trabalho híbrido, a autonomia está diretamente relacionada à flexibilidade que os colaboradores têm em seus arranjos de trabalho.
Organizações competitivas estão adotando políticas que favorecem a autonomia, dando aos colaboradores as ferramentas necessárias para um desempenho eficaz, independentemente da localização.
Autonomia e bem-estar
Dados do Jabra Hybrid Ways of Working 2022 Global Report revelam que a autonomia melhora significativamente a experiência de trabalho do colaborador, impactando positivamente a motivação, produtividade, confiança e bem-estar mental.
A pesquisa da University of Birmingham Business School, inclusive, encontrou uma correlação direta entre a autonomia no ambiente de trabalho e a felicidade dos colaboradores.
Empoderamento dos colaboradores: insights da neurociência
Estudos da área da neurociência indicados pela PwC sublinham o impacto multidimensional da falta de autonomia nos colaboradores. Sentir-se desempoderado pode levar a uma diminuição do bem-estar, motivação e até prejudicar a cognição.
Portanto, um ambiente de trabalho que promove autonomia e empoderamento pode ajudar a evitar essas consequências.
Segundo pesquisa, quase metade dos colaboradores relata que preferiria abrir mão de um aumento de 20% em seu salário em troca de maior controle sobre como trabalham.
Conclusão
A autonomia é fundamental para uma experiência de trabalho envolvente e produtiva. As organizações que compreendem e implementam a autonomia não apenas atraem e retêm talentos, mas também promovem um ambiente de inovação e sucesso.
É hora da sua organização abrir as portas para a liberdade e autonomia (é claro, com responsabilidade), transformando a dinâmica do local de trabalho e levando a um desempenho excepcional.
Quer saber mais sobre o que mais motiva os profissionais em geral? Baixe o nosso estudo completo e gratuito sobre drivers motivacionais.
Mas ainda melhor: quer motivar os seus colaboradores? Proporcionando autonomia na medida certa e colhendo frutos como maior e melhor produtividade, performance e mais? Entre já em contato com nossos especialistas!