As organizações precisam começar pelo porquê: o propósito da sua existência!

As organizações precisam começar pelo porquê: o propósito da sua existência!

Organizações de sucesso sustentável inspiram seus colaboradores, parceiros e clientes a partir de seu propósito – ou seja, o porquê da sua existência!

Antes de pensar em missão, visão e valores, as organizações precisam entender a razão pela qual elas foram criadas, ou seja, o seu propósito. Quando bem definidos e assimilados por todos os colaboradores, o propósito, a missão, visão e valores deixam de ser apenas palavras expostas nas paredes. Esses conceitos se tornam pilares da cultura e da estratégia corporativa.

Renata Betti, co-fundadora da Talent Academy, discute o assunto e explica a diferença de cada conceito:

O que é propósito, missão, visão e valores

Segundo Simon Sinek, referência global em liderança e autor do livro “Comece pelo porquê”, sua teoria do Golden Circle (ou Círculo Dourado, em português) foi desenvolvida para sistematizar um novo método de pensar, agir e comunicar com o intuito de criar impacto positivo no mundo.

A metodologia de Sinek é simples: para trazer mais valor para uma ideia, conceito ou produto, é necessário inspirar as pessoas a partir de seu propósito, ou seja, o porquê da sua existência.

Um dos estudos de caso – Apple:

Em seu primeiro ano no negócio, com apenas um produto, a Apple obteve uma receita de 1 milhão de dólares.

No segundo, alcançou 10 milhões em vendas. No quarto ano, faturou 100 milhões de dólares.

E, em apenas seis anos, a Apple Computer foi avaliada como uma empresa que valia mais de 1 bilhão de dólares.

Veja o vídeo do Simon Sinek explicando o case da Apple:

Quando bem definido, o “por que” ou propósito de uma empresa orienta suas metas e valores. Ele atua como identidade da organização. O processo é o “como” é feito, ou seja os comportamentos esperados dos colaboradores. Esse é o diferencial de cada organização. Já “o que” a organização faz, são os seus resultadores, produtos e serviços. Isso é a tão falada missão!

Ferramenta

Nosso Assessment do Propósito foi inspirado no conceito do Ikigai, e permite às pessoas identificarem o seu Propósito, que é definido pela união de quatro dimensões:

  • Talento (o que você faz muito bem)
  • Motivação (o que faz seus olhos brilharem)
  • Impacto (o que você quer mudar no mundo)
  • Potencial (como você pode gerar valor).

Além de ampliar o autoconhecimento dos seus colaboradores, cada pessoa também terá acesso aos seus resultados individuais, com estatísticas e dicas de autodesenvolvimento.

E para os gestores, a experiência fica ainda mais completa, com essas informações, empoderamos os colaboradores e gestores para lidar com perfis diferentes, promover equipes mais engajadas e produtivas, gerando mais valor para o negócio.

Conheça mais da ferramenta, clicando aqui.

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Renata Betti, co-fundadora da Talent Academy, discute o assunto e explica a diferença de cada conceito:

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A metodologia de Sinek é simples: para trazer mais valor para uma ideia, conceito ou produto, é necessário inspirar as pessoas a partir de seu propósito, ou seja, o porquê da sua existência.

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No segundo, alcançou 10 milhões em vendas. No quarto ano, faturou 100 milhões de dólares.

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Quando bem definido, o “por que” ou propósito de uma empresa orienta suas metas e valores. Ele atua como identidade da organização. O processo é o “como” é feito, ou seja os comportamentos esperados dos colaboradores. Esse é o diferencial de cada organização. Já “o que” a organização faz, são os seus resultadores, produtos e serviços. Isso é a tão falada missão!

Ferramenta

Nosso Assessment do Propósito foi inspirado no conceito do Ikigai, e permite às pessoas identificarem o seu Propósito, que é definido pela união de quatro dimensões:

  • Talento (o que você faz muito bem)
  • Motivação (o que faz seus olhos brilharem)
  • Impacto (o que você quer mudar no mundo)
  • Potencial (como você pode gerar valor).

Além de ampliar o autoconhecimento dos seus colaboradores, cada pessoa também terá acesso aos seus resultados individuais, com estatísticas e dicas de autodesenvolvimento.

E para os gestores, a experiência fica ainda mais completa, com essas informações, empoderamos os colaboradores e gestores para lidar com perfis diferentes, promover equipes mais engajadas e produtivas, gerando mais valor para o negócio.

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