As organizações precisam começar pelo porquê: o propósito da sua existência!
Organizações de sucesso sustentável inspiram seus colaboradores, parceiros e clientes a partir de seu propósito – ou seja, o porquê da sua existência!
Antes de pensar em missão, visão e valores, as organizações precisam entender a razão pela qual elas foram criadas, ou seja, o seu propósito. Quando bem definidos e assimilados por todos os colaboradores, o propósito, a missão, visão e valores deixam de ser apenas palavras expostas nas paredes. Esses conceitos se tornam pilares da cultura e da estratégia corporativa.
Renata Betti, co-fundadora da Talent Academy, discute o assunto e explica a diferença de cada conceito:
O que é propósito, missão, visão e valores
Segundo Simon Sinek, referência global em liderança e autor do livro “Comece pelo porquê”, sua teoria do Golden Circle (ou Círculo Dourado, em português) foi desenvolvida para sistematizar um novo método de pensar, agir e comunicar com o intuito de criar impacto positivo no mundo.
A metodologia de Sinek é simples: para trazer mais valor para uma ideia, conceito ou produto, é necessário inspirar as pessoas a partir de seu propósito, ou seja, o porquê da sua existência.
Um dos estudos de caso – Apple:
Em seu primeiro ano no negócio, com apenas um produto, a Apple obteve uma receita de 1 milhão de dólares.
No segundo, alcançou 10 milhões em vendas. No quarto ano, faturou 100 milhões de dólares.
E, em apenas seis anos, a Apple Computer foi avaliada como uma empresa que valia mais de 1 bilhão de dólares.
Veja o vídeo do Simon Sinek explicando o case da Apple:
Quando bem definido, o “por que” ou propósito de uma empresa orienta suas metas e valores. Ele atua como identidade da organização. O processo é o “como” é feito, ou seja os comportamentos esperados dos colaboradores. Esse é o diferencial de cada organização. Já “o que” a organização faz, são os seus resultadores, produtos e serviços. Isso é a tão falada missão!
Ferramenta
Nosso Assessment do Propósito foi inspirado no conceito do Ikigai, e permite às pessoas identificarem o seu Propósito, que é definido pela união de quatro dimensões:
- Talento (o que você faz muito bem)
- Motivação (o que faz seus olhos brilharem)
- Impacto (o que você quer mudar no mundo)
- Potencial (como você pode gerar valor).
Além de ampliar o autoconhecimento dos seus colaboradores, cada pessoa também terá acesso aos seus resultados individuais, com estatísticas e dicas de autodesenvolvimento.
E para os gestores, a experiência fica ainda mais completa, com essas informações, empoderamos os colaboradores e gestores para lidar com perfis diferentes, promover equipes mais engajadas e produtivas, gerando mais valor para o negócio.
Conheça mais da ferramenta, clicando aqui.
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