Desenvolvimento de líderes: o caminho para impulsionar a produtividade

Você sabia que, nos próximos cinco anos, mais de 40% das habilidades profissionais atuais ficarão defasadas? A estimativa é do Fórum Econômico Mundial e reforça que investir no desenvolvimento de líderes será ainda mais importante daqui pra frente.

Com o mercado de trabalho passando por constantes mudanças, a capacitação contínua das lideranças torna-se o caminho não apenas para que as organizações consigam se adaptar rapidamente a novas realidades, mas para que elas possam contar com as melhores pessoas ao longo da jornada.  

Neste artigo, vamos nos aprofundar na importância do desenvolvimento de líderes e apresentar algumas das estratégias mais eficazes nesta frente. Siga com a leitura do texto e fique por dentro delas!

O papel do líder no ambiente de trabalho

É quase impossível falar sobre o desenvolvimento de líderes sem, primeiramente, abordar a relevância desses profissionais na construção de times e organizações de sucesso. Então vamos lá!

Mais do que instruir e supervisionar o trabalho realizado pela equipe, espera-se que o líder também seja capaz de:

  • Estabelecer metas inspiradoras;
  • Motivar continuamente seus liderados;
  • Construir uma comunicação aberta e transparente;
  • Oferecer segurança emocional a fim de zelar pelo bem-estar das pessoas;
  • Apoiar o desenvolvimento dos colaboradores;
  • Identificar e resolver conflitos na equipe;
  • Disseminar os valores da organização por meio do exemplo;
  • Ajudar a construir um clima organizacional saudável.

Em resumo, um líder capacitado e inspirador serve como um modelo a ser seguido pelos demais colaboradores. No entanto, para atender a esses requisitos, é essencial possuir habilidades técnicas e comportamentais sólidas.

É nesse ponto que o desenvolvimento de líderes assume um papel fundamental, como mostraremos na sequência.

Por que investir no desenvolvimento de líderes

Segundo o relatório “Tendências de Gestão de Pessoas 2023”, da Great Place to Work (GPTW), o desenvolvimento da liderança ocupa o pódio das prioridades do RH para este ano.

Mais precisamente, 50,8% dos 1.716 respondentes da pesquisa apontaram que desenvolver pessoas para liderar de forma estratégica, ética, inclusiva, humanizada e alinhada aos objetivos do negócio, é o grande foco da vez.

Se você está se perguntando qual é o motivo para isso, saiba que não existe uma única resposta: na verdade, há uma soma de fatores que torna o desenvolvimento de líderes tão estratégico.

Em primeiro lugar, líderes bem preparados têm maiores chances de se adaptarem rapidamente às mudanças e orientar suas equipes com eficácia, garantindo que a organização esteja pronta para o futuro. E, como mencionamos antes, esse é um desafio cada vez mais latente.

Não podemos nos esquecer, também, que as habilidades demandadas pelo mercado estão em constante transformação. O que é considerado essencial hoje, pode mudar completamente no ano que vem.

Neste contexto, as ações de capacitação surgem como forma de garantir que os gestores das organizações continuem tendo os conhecimentos e as habilidades mais relevantes para exercerem seu papel com confiança.

Complementando esses benefícios, investir na formação de líderes também é sinônimo de:

  • Equipes mais felizes, engajadas e produtivas;
  • Aumento da retenção de talentos;
  • Fortalecimento da cultura organizacional;
  • Estímulo à criatividade e inovação;
  • Resultados mais significativos para o negócio.

Ou seja: quando uma organização valoriza o potencial dos seus líderes e busca aprimorá-lo, todos saem ganhando!

4 estratégias eficazes para o desenvolvimento de líderes

Ainda que não restem dúvidas sobre a importância de formar bons líderes, conseguir colocar essa estratégia em prática continua sendo um dos principais desafios que a gestão de pessoas enfrenta.

Se a sua organização, assim como muitas outras, também tem lidado com dificuldades nessa hora, veja algumas ações que podem ajudar:

1.       Programas de desenvolvimento de liderança

Os programas de desenvolvimento de liderança reúnem um conjunto de processos e atividades que visam preparar colaboradores com potencial para se tornarem líderes ou, então, aprimorar as habilidades dos líderes já existentes.

Eles podem incluir desde treinamentos, workshops, mentoria e cursos especificamente voltados para o assunto, até o fornecimento das ferramentas que esses profissionais precisam para desenvolverem e melhorarem suas competências.

2.       Identificação e aprimoramento de competências

Ainda que façam parte dos programas de desenvolvimento de líderes, a identificação e o aprimoramento de competências também podem ser conduzidos separadamente a fim de mapear as lacunas de habilidades da organização e fortalecer áreas específicas.

Esse trabalho envolve identificar as competências essenciais de um líder, avaliar quais delas estão em falta e, a partir disso, criar planos de desenvolvimento individualizados para que as lideranças consigam aprimorá-las.

3.       Desenvolvimento de inteligência emocional e inteligência adaptativa

Se você fizer uma rápida pesquisa sobre as habilidades que um líder eficaz deve ter, verá que a inteligência emocional (QE) e a inteligência adaptativa (QA) aparecem em boa parte das listas. Não por acaso, as organizações que investem nelas só têm a ganhar.

Enquanto a inteligência emocional prepara os líderes para gerenciarem as próprias emoções e as dos outros, a inteligência adaptativa é o que permitirá que eles consigam lidar positivamente com as mais diversas situações.

4.       Networking

Trocar figurinhas com quem é da área também é uma excelente forma de aprender. Neste sentido, incentivar os líderes a construírem e cultivarem uma rede de contatos profissionais pode ser uma boa ideia.

Que tal, então, apoiar a participação deles em eventos sobre gestão de pessoas ou grupos de discussão? Esses espaços têm tudo para proporcionar oportunidades incríveis de compartilhamento de conhecimentos, troca de experiências e conexões com outros líderes.

Competências que transformam gestores em líderes inspiradores

Como dissemos algumas vezes até aqui, o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos relacionados à gestão de pessoas é a chave para a construção de líderes de sucesso. 

Pensando nisso, vamos listar abaixo as características mais valorizadas nesses profissionais:

  • Empatia e gestão humanizada;
  • Resiliência e adaptação às mudanças;
  • Comunicação e escuta efetiva;
  • Capacidade de motivar pessoas;
  • Visão estratégica;
  • Inteligência emocional;
  • Liderança pelo exemplo;
  • Capacidade de inovar;
  • Flexibilidade;
  • Resolução de conflitos;
  • Tomada de decisão.

Vale reforçar que essas habilidades se renovam sempre. Por isso, é fundamental acompanhá-las de perto!

A importância de construir uma liderança inclusiva e diversificada

Antes de nos despedirmos, gostaríamos de deixar mais um ponto para a reflexão: a importância de agregar as pautas de Diversidade e Inclusão (D&I) nas ações de desenvolvimento de líderes.

Segundo o já citado relatório da GPTW, a maioria das pessoas (68,1%) continua considerando a (D&I) um assunto estratégico para as organizações. Mas, para que as estratégias prosperem nessa frente, é fundamental contar com a participação ativa da liderança.

Isso envolve desde preparar esses profissionais para liderarem pessoas com diferentes origens, experiências, habilidades e perspectivas, quanto aumentar a presença de minorias e grupos sub-representados em cargos de gestão.

Considerações finais

Como vimos até aqui, o desenvolvimento de líderes é um investimento estratégico que traz benefícios tanto para as lideranças em si quanto para as equipes e a organização como um todo.

Ao apoiar os gestores no aprimoramento de habilidades importantes, como a inteligência emocional, a adaptabilidade e a comunicação, as organizações ajudam a criar um ambiente propício para o crescimento e inovação em um cenário de rápidas mudanças.

Se você quer iniciar essa jornada, mas não sabe por onde começar, conte com a Talent Academy. Com a nossa solução, é possível mapear as competências dos líderes e desenvolver as prioritárias em trilhas de conhecimento personalizadas. Fale com um especialista e saiba mais!

Cadastre-se

Se inscreva para receber as novidades da Talent Academy em primeira mão diretamente em seu e-mail

Conheça a solução
Assessment do Propósito

Entenda a fundo o perfil comportamental do seu time e desvende todo o seu potencial com o único assessment do mercado inspirado no ikigai

Saiba mais

A solução completa para o sucesso de colaboradores e empresas

Plataforma digital: ferramentas inteligentes para toda a jornada do colaborador

Programas de desenvolvimento: abordagem consultiva especializada e personalizada

Saiba mais

Posts Relacionados

O que é a motivação no trabalho? | talent academy blog

O que é a motivação no trabalho?

O que é a motivação no trabalho? Para entender sobre motivação no trabalho, precisamos começar…

Gen Z e competências: dados sobre soft skills em diferentes gerações

Pesquisa da Talent Academy indica que a Gen Z pontua menos para habilidades como flexibilidade…

Como liderar minha equipe após um layoff? | talent academy blog

Como liderar minha equipe após um layoff?

Entenda como gestores podem liderar após um layoff e reconstruir suas equipes após a demissão…

Lidando com o layoff: como manejar o impacto no atual time | talent academy blog

Lidando com o lay-off: como manejar o impacto no atual time

Lidando com o lay-off: como manejar o impacto no atual time Nos últimos tempos, o…

Pronto(a) para transformar a gestão de pessoas na sua organização?

Desenvolvimento de líderes: o caminho para impulsionar a produtividade

Desenvolvimento de líderes: o caminho para impulsionar a produtividade

Você sabia que, nos próximos cinco anos, mais de 40% das habilidades profissionais atuais ficarão defasadas? A estimativa é do Fórum Econômico Mundial e reforça que investir no desenvolvimento de líderes será ainda mais importante daqui pra frente.

Com o mercado de trabalho passando por constantes mudanças, a capacitação contínua das lideranças torna-se o caminho não apenas para que as organizações consigam se adaptar rapidamente a novas realidades, mas para que elas possam contar com as melhores pessoas ao longo da jornada.  

Neste artigo, vamos nos aprofundar na importância do desenvolvimento de líderes e apresentar algumas das estratégias mais eficazes nesta frente. Siga com a leitura do texto e fique por dentro delas!

O papel do líder no ambiente de trabalho

É quase impossível falar sobre o desenvolvimento de líderes sem, primeiramente, abordar a relevância desses profissionais na construção de times e organizações de sucesso. Então vamos lá!

Mais do que instruir e supervisionar o trabalho realizado pela equipe, espera-se que o líder também seja capaz de:

  • Estabelecer metas inspiradoras;
  • Motivar continuamente seus liderados;
  • Construir uma comunicação aberta e transparente;
  • Oferecer segurança emocional a fim de zelar pelo bem-estar das pessoas;
  • Apoiar o desenvolvimento dos colaboradores;
  • Identificar e resolver conflitos na equipe;
  • Disseminar os valores da organização por meio do exemplo;
  • Ajudar a construir um clima organizacional saudável.

Em resumo, um líder capacitado e inspirador serve como um modelo a ser seguido pelos demais colaboradores. No entanto, para atender a esses requisitos, é essencial possuir habilidades técnicas e comportamentais sólidas.

É nesse ponto que o desenvolvimento de líderes assume um papel fundamental, como mostraremos na sequência.

Por que investir no desenvolvimento de líderes

Segundo o relatório “Tendências de Gestão de Pessoas 2023”, da Great Place to Work (GPTW), o desenvolvimento da liderança ocupa o pódio das prioridades do RH para este ano.

Mais precisamente, 50,8% dos 1.716 respondentes da pesquisa apontaram que desenvolver pessoas para liderar de forma estratégica, ética, inclusiva, humanizada e alinhada aos objetivos do negócio, é o grande foco da vez.

Se você está se perguntando qual é o motivo para isso, saiba que não existe uma única resposta: na verdade, há uma soma de fatores que torna o desenvolvimento de líderes tão estratégico.

Em primeiro lugar, líderes bem preparados têm maiores chances de se adaptarem rapidamente às mudanças e orientar suas equipes com eficácia, garantindo que a organização esteja pronta para o futuro. E, como mencionamos antes, esse é um desafio cada vez mais latente.

Não podemos nos esquecer, também, que as habilidades demandadas pelo mercado estão em constante transformação. O que é considerado essencial hoje, pode mudar completamente no ano que vem.

Neste contexto, as ações de capacitação surgem como forma de garantir que os gestores das organizações continuem tendo os conhecimentos e as habilidades mais relevantes para exercerem seu papel com confiança.

Complementando esses benefícios, investir na formação de líderes também é sinônimo de:

  • Equipes mais felizes, engajadas e produtivas;
  • Aumento da retenção de talentos;
  • Fortalecimento da cultura organizacional;
  • Estímulo à criatividade e inovação;
  • Resultados mais significativos para o negócio.

Ou seja: quando uma organização valoriza o potencial dos seus líderes e busca aprimorá-lo, todos saem ganhando!

4 estratégias eficazes para o desenvolvimento de líderes

Ainda que não restem dúvidas sobre a importância de formar bons líderes, conseguir colocar essa estratégia em prática continua sendo um dos principais desafios que a gestão de pessoas enfrenta.

Se a sua organização, assim como muitas outras, também tem lidado com dificuldades nessa hora, veja algumas ações que podem ajudar:

1.       Programas de desenvolvimento de liderança

Os programas de desenvolvimento de liderança reúnem um conjunto de processos e atividades que visam preparar colaboradores com potencial para se tornarem líderes ou, então, aprimorar as habilidades dos líderes já existentes.

Eles podem incluir desde treinamentos, workshops, mentoria e cursos especificamente voltados para o assunto, até o fornecimento das ferramentas que esses profissionais precisam para desenvolverem e melhorarem suas competências.

2.       Identificação e aprimoramento de competências

Ainda que façam parte dos programas de desenvolvimento de líderes, a identificação e o aprimoramento de competências também podem ser conduzidos separadamente a fim de mapear as lacunas de habilidades da organização e fortalecer áreas específicas.

Esse trabalho envolve identificar as competências essenciais de um líder, avaliar quais delas estão em falta e, a partir disso, criar planos de desenvolvimento individualizados para que as lideranças consigam aprimorá-las.

3.       Desenvolvimento de inteligência emocional e inteligência adaptativa

Se você fizer uma rápida pesquisa sobre as habilidades que um líder eficaz deve ter, verá que a inteligência emocional (QE) e a inteligência adaptativa (QA) aparecem em boa parte das listas. Não por acaso, as organizações que investem nelas só têm a ganhar.

Enquanto a inteligência emocional prepara os líderes para gerenciarem as próprias emoções e as dos outros, a inteligência adaptativa é o que permitirá que eles consigam lidar positivamente com as mais diversas situações.

4.       Networking

Trocar figurinhas com quem é da área também é uma excelente forma de aprender. Neste sentido, incentivar os líderes a construírem e cultivarem uma rede de contatos profissionais pode ser uma boa ideia.

Que tal, então, apoiar a participação deles em eventos sobre gestão de pessoas ou grupos de discussão? Esses espaços têm tudo para proporcionar oportunidades incríveis de compartilhamento de conhecimentos, troca de experiências e conexões com outros líderes.

Competências que transformam gestores em líderes inspiradores

Como dissemos algumas vezes até aqui, o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos relacionados à gestão de pessoas é a chave para a construção de líderes de sucesso. 

Pensando nisso, vamos listar abaixo as características mais valorizadas nesses profissionais:

  • Empatia e gestão humanizada;
  • Resiliência e adaptação às mudanças;
  • Comunicação e escuta efetiva;
  • Capacidade de motivar pessoas;
  • Visão estratégica;
  • Inteligência emocional;
  • Liderança pelo exemplo;
  • Capacidade de inovar;
  • Flexibilidade;
  • Resolução de conflitos;
  • Tomada de decisão.

Vale reforçar que essas habilidades se renovam sempre. Por isso, é fundamental acompanhá-las de perto!

A importância de construir uma liderança inclusiva e diversificada

Antes de nos despedirmos, gostaríamos de deixar mais um ponto para a reflexão: a importância de agregar as pautas de Diversidade e Inclusão (D&I) nas ações de desenvolvimento de líderes.

Segundo o já citado relatório da GPTW, a maioria das pessoas (68,1%) continua considerando a (D&I) um assunto estratégico para as organizações. Mas, para que as estratégias prosperem nessa frente, é fundamental contar com a participação ativa da liderança.

Isso envolve desde preparar esses profissionais para liderarem pessoas com diferentes origens, experiências, habilidades e perspectivas, quanto aumentar a presença de minorias e grupos sub-representados em cargos de gestão.

Considerações finais

Como vimos até aqui, o desenvolvimento de líderes é um investimento estratégico que traz benefícios tanto para as lideranças em si quanto para as equipes e a organização como um todo.

Ao apoiar os gestores no aprimoramento de habilidades importantes, como a inteligência emocional, a adaptabilidade e a comunicação, as organizações ajudam a criar um ambiente propício para o crescimento e inovação em um cenário de rápidas mudanças.

Se você quer iniciar essa jornada, mas não sabe por onde começar, conte com a Talent Academy. Com a nossa solução, é possível mapear as competências dos líderes e desenvolver as prioritárias em trilhas de conhecimento personalizadas. Fale com um especialista e saiba mais!