A importância da diversidade para avaliação de desempenho mais inclusiva
Esperar que as reclamações ou os resultados ruins apareçam não é uma boa alternativa para as empresas que desejam obter sucesso e ser sustentáveis. Por isso, é importante acompanhar as equipes e suas pessoas colaboradoras por meio da avaliação de desempenho focada na diversidade e de forma inclusiva.
No entanto, inúmeras organizações encontram barreiras para avaliar as pessoas que fazem parte dos grupos de afinidade da diversidade, muitas vezes por não saberem como prosseguir ou, ainda, por não entenderem a importância desta prática. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Entenda o que são avaliações de desempenho inclusivas
Avaliação de desempenho é o nome dado à ferramenta utilizada pela equipe de recursos humanos na hora de mensurar o desempenho das pessoas colaboradoras ou das áreas da organização. Esse tipo de atividade pode ser feita de maneira periódica ou conforme necessidade.
Trata-se de uma maneira mais fácil de compreender se a performance da pessoa colaboradora está como desejada pela empresa ou abaixo das expectativas. Assim, torna-se possível identificar maneiras de auxiliá-la na conquista dos resultados pessoais e profissionais.
Quando ligadas à inclusão, as avaliações de desempenho devem ter total atenção para a diversidade, considerando a adaptação das atividades, as diferentes características pessoais e as possíveis necessidades de cada profissional.
Isso quer dizer que a área de recursos humanos deve ter uma atenção especial para cada um, concentrando-se em avaliar as capacidades pessoais.
Qual a importância da diversidade nas avaliações de desempenho?
Promover a diversidade nas empresas é a maneira mais certeira para conquistar aumento nos desempenhos e alcançar maiores diferenciais competitivos.
A diversidade incluída nas avaliações de desempenho só mostra como a empresa é abrangente e que está pronta para integrar as mais diversas pessoas na equipe. Por isso, elas consideram apenas o potencial profissional de cada pessoa colaboradora, independentemente de qual seja o gênero, raça, identidade, classe social, etnia, deficiência e demais características.
Além de ser super importante para mensurar a evolução das pessoas colaboradoras, uma avaliação de desempenho focada na diversidade é capaz de analisar como elas podem melhorar, sem apontar falhas, mas auxiliando a se tornarem profissionais mais completos, contribuindo com o sucesso do colaborador, tanto no pessoal como profissional.
Dicas para realizar uma avaliação de desempenho inclusiva
Algumas estratégias fazem toda diferença na hora de conversar com as pessoas colaboradoras sobre a avaliação de desempenho. Essas maneiras são capazes de proporcionar sentimentos de igualdade e respeito.
Confira, a seguir, pontos importante que devem ser levados em consideração na hora de realizar uma avaliação diversa e inclusiva:
Dê feedback em particular
O feedback, quando dado em particular, faz com que a pessoa colaboradora entenda e se concentre nos pontos a serem melhorados, e não no que podem pensar sobre ela. Além disso, conversar em particular dá a oportunidade de questionamentos entre ambas as partes de forma mais confortável.
Não faça comparações entre as pessoas da equipe
As pessoas da equipe são diferentes, e é fundamental que a liderança saiba tratar todas da mesma forma. Entenda as motivações de cada uma, o que buscam na carreira, os pontos fortes e aqueles a serem melhorados. Faça uma avaliação personalizada seguindo as necessidades e habilidades dessa pessoa colaboradora e jamais a compare com as demais.
Seja transparente
Deixe explícito para a equipe o que você deseja e aonde quer chegar. Se necessário, aposte em conversas individuais com as pessoas da equipe; assim, será criada uma linha de comunicação aberta para auxílio em possíveis dificuldades e casos de preconceito, garantindo uma solução mais rápida e prática.
Veja também. Diversidade: um caminho necessário sem volta
Avaliações de desempenho e diversidade: saiba por que a inclusão é tão importante
Muito se fala sobre a inclusão nas empresas e nas avaliações de desempenho a fim de tornar tudo mais diversificado. Acontece que muitas pessoas ainda são excluídas e ignoradas nesse quesito.
Promover a inclusão é uma forma de manter o ambiente de trabalho rico, plural e diverso, mantendo as pessoas satisfeitas.
O principal objetivo, quando realizada uma avaliação de desempenho focada na diversidade e inclusão, é permitir que todas as pessoas, seja qual for a situação delas naquele momento, tenham acesso aos benefícios e direitos da organização, sendo tratadas de forma igualitária.
Lembre-se de que a inclusão contribui para eliminar o preconceito e a discriminação, tanto no ambiente de trabalho quanto na sociedade. Isso faz com que a empresa também ganhe mais visibilidade e se destaque como uma organização inclusiva para a equipe, clientes, instituições parceiras e concorrentes.
Ao longo desse conteúdo, compreendemos que avaliar o desempenho das pessoas colaboradoras é fundamental, a fim de ter uma organização focada na diversidade e inclusão. E nossa parceira, ImpulsoBeta, pode te auxiliar nesta missão. Clique aqui e conheça a metodologia e a maneira de transformar sua gestão!