O que é Sucesso do Colaborador?

O que é Sucesso do Colaborador (employee success)?

Embora ainda poucos falem sobre “sucesso do colaborador” (conhecido no exterior como employee success), essa expressão pode parecer autoexplicativa – mas ela guarda em si um universo. Diferente da “experiência do colaborador”, que pode ter muita variação na definição de qualidade, o sucesso do colaborador remete a algo satisfatório, favorável, positivo.

Do latim successus, a tão usada palavra “sucesso” tem hoje “êxito”, “realização” e “resultado feliz” como alguns de seus mais comuns significados no dicionário e no cotidiano. No fundo, para cada pessoa ela tem um diferente sentido.

O uso muito mais corrente do termo customer success no mundo organizacional já indica haver uma priorização ao cliente. O que muitas vezes se esquece é que o employee success é tão importante quanto, e até mesmo necessário para que o cliente obtenha sucesso. Isso porque os funcionários, direta ou indiretamente, irão proporcionar aos clientes uma experiência que reflete a sua própria.

Assim, propiciar o sucesso dos colaboradores gera impacto positivo aos consumidores, afinal:

“Quem contribui para o sucesso dos clientes não são os produtos/serviços que em si são oferecidos para apoiá-los, mas sim as pessoas por trás deles“, escreveu Marcelo Furtado em artigo da Startupi.

Os colaboradores, no fim das contas, são os primeiros clientes da sua organização. Como lembra Karen Rozenbaum, são eles quem respiram e vivem sua marca todos os dias, por isso a importância de dar-lhes a mesma atenção e suporte que oferecemos aos consumidores, contribuindo para que a maneira que trabalham seja mais simples, leve e prazerosa.

Promover o sucesso do colaborador é possibilitar proativamente a ele a melhor experiência durante seu “ciclo de vida”

Isso significa que pode incluir contratações baseadas em fit cultural e acompanhamento constante da experiência do colaborador. Isso se dá através de um conjunto de ações e iniciativas contínuas que permitem que os colaboradores façam seu trabalho da melhor maneira possível.

Esse apoio requer um verdadeiro reconhecimento do colaborador e do seu trabalho, o que inclui comunicar-se efetivamente, demonstrar confiança, oferecer oportunidades de desenvolvimento, priorizar o bem-estar e saúde do time, estimular a colaboração, etc.

Outro exemplo de valorização do colaborador é oferecer benefícios flexíveis, monetários ou não, para que ele possa usar de acordo com suas necessidades. Isso também é uma forma de respeitar o work-life balance, isto é, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, que não são realmente separáveis: um impacta o outro, o que revela, como disse Júlio Brito em artigo no Mundo RH, que a relação entre empresa e colaborador não se resume à vida no trabalho.

Tudo isso demanda que as organizações escutem, experimentem, criem junto e estejam o tempo todo se adaptando. Não à toa, um dos principais insights do nosso recente estudo sobre liderança e engajamento – que analisou os resultados de quase 10.000 usuários da plataforma Talent Academy – aponta para a necessidade dos líderes terem sensibilidade para olhar para diferentes questões que interferem na vida das pessoas e saberem lidar com os problemas de forma empática, objetiva e resolutiva.

E falando em engajamento, é fato que o sucesso do colaborador depende disso.

Quando o engajamento do time aumenta, tendem a se fortalecer fatores como performance, produtividade, motivação, retenção, employer branding e sucesso geral das pessoas do time.

Notou como tudo está sempre conectado? Como afirma a Harvard Business Review, organizações voltadas para os talentos (talent-minded) reconhecem que quando seus colaboradores prosperam nesse sentido (e vão além das expectativas, dando o melhor de si mesmos), fica muito mais fácil que seus clientes e seu negócio também prosperem. É preciso começar da base e seguir cultivando a base para manter (e melhorar) toda a estrutura.

Para alinhar favoravelmente esses pontos, em primeiro lugar é preciso identificar e analisar informações vindas de suas pessoas em prol do sucesso delas e, consequentemente, da organização.

Isto é, você não consegue de fato impulsionar o sucesso dos seus colaboradores se não entender o que afeta o engajamento em sua organização. Antes de montar planejamentos estratégicos ou implementar planos de ação, é preciso de dados – sim, os dados sobre pessoas, ou people analytics.

Não é à toa que lideranças norteadas por dados e informações concretas também se destacaram em nosso levantamento sobre engajamento. E nós te ajudamos a coletá-las.

Seguindo o fluxo da recente transformação da nossa identidade visual, que evoluiu junto com a gente refletindo nosso amadurecimento e constantes inovações, viemos aqui falar de employee success para apresentar brevemente o novo posicionamento da Talent Academy.

Antes autodefinida uma plataforma de gestão e desenvolvimento de pessoas, e, posteriormente, também de cultura, hoje somos a Plataforma Completa para o Sucesso do Colaborador.

Optamos por essa expressão por acreditarmos que ela engloba tudo aquilo e ainda focaliza o que mais nos importa, nos motiva, nos diferencia e nos dá propósito: as pessoas, que sempre foram e sempre serão nosso maior alicerce.

Plataforma de sucesso do Colaborador - Talent Academy

A Plataforma completa para o Sucesso do Colaborador

Além disso, consideramos a plataforma completa, mas provavelmente nunca finalizada, no sentido de estarmos sempre trabalhando para atualizá-la, desenvolvê-la e inová-la de forma contínua.

Porque, afinal, sucesso também é sobre isso: não acreditamos nele como algo fixo e linear, mas como um processo de evolução contínua, que ao mesmo tempo que é diferente para cada um, não se faz sozinho.

O primeiro passo costuma ser o mais difícil de dar, mas nós estamos aqui para te ajudar a caminhar, apoiando o sucesso dos seus e dos nossos.

Rumo ao sucesso de cada vez mais colaboradores Brasil afora, nossa Plataforma criada por pessoas e para pessoas – composta por ferramentas que visam o Sucesso do Colaborador:

Autoconhecimento (Propósito),

Experiência do Colaborador (Radar),

Desenvolvimento de Competências (Mapa/Jornada), além de uma nova que está por vir (olha o #spoiler!) –

Transformamos sua organização empoderando colaboradores a serem protagonistas de suas próprias trajetórias de desenvolvimento profissional e pessoal, identificando as variáveis que têm mais impacto sobre engajamento, performance e turnover no seu time.

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Do latim successus, a tão usada palavra “sucesso” tem hoje “êxito”, “realização” e “resultado feliz” como alguns de seus mais comuns significados no dicionário e no cotidiano. No fundo, para cada pessoa ela tem um diferente sentido.

O uso muito mais corrente do termo customer success no mundo organizacional já indica haver uma priorização ao cliente. O que muitas vezes se esquece é que o employee success é tão importante quanto, e até mesmo necessário para que o cliente obtenha sucesso. Isso porque os funcionários, direta ou indiretamente, irão proporcionar aos clientes uma experiência que reflete a sua própria.

Assim, propiciar o sucesso dos colaboradores gera impacto positivo aos consumidores, afinal:

“Quem contribui para o sucesso dos clientes não são os produtos/serviços que em si são oferecidos para apoiá-los, mas sim as pessoas por trás deles“, escreveu Marcelo Furtado em artigo da Startupi.

Os colaboradores, no fim das contas, são os primeiros clientes da sua organização. Como lembra Karen Rozenbaum, são eles quem respiram e vivem sua marca todos os dias, por isso a importância de dar-lhes a mesma atenção e suporte que oferecemos aos consumidores, contribuindo para que a maneira que trabalham seja mais simples, leve e prazerosa.

Promover o sucesso do colaborador é possibilitar proativamente a ele a melhor experiência durante seu “ciclo de vida”

Isso significa que pode incluir contratações baseadas em fit cultural e acompanhamento constante da experiência do colaborador. Isso se dá através de um conjunto de ações e iniciativas contínuas que permitem que os colaboradores façam seu trabalho da melhor maneira possível.

Esse apoio requer um verdadeiro reconhecimento do colaborador e do seu trabalho, o que inclui comunicar-se efetivamente, demonstrar confiança, oferecer oportunidades de desenvolvimento, priorizar o bem-estar e saúde do time, estimular a colaboração, etc.

Outro exemplo de valorização do colaborador é oferecer benefícios flexíveis, monetários ou não, para que ele possa usar de acordo com suas necessidades. Isso também é uma forma de respeitar o work-life balance, isto é, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, que não são realmente separáveis: um impacta o outro, o que revela, como disse Júlio Brito em artigo no Mundo RH, que a relação entre empresa e colaborador não se resume à vida no trabalho.

Tudo isso demanda que as organizações escutem, experimentem, criem junto e estejam o tempo todo se adaptando. Não à toa, um dos principais insights do nosso recente estudo sobre liderança e engajamento – que analisou os resultados de quase 10.000 usuários da plataforma Talent Academy – aponta para a necessidade dos líderes terem sensibilidade para olhar para diferentes questões que interferem na vida das pessoas e saberem lidar com os problemas de forma empática, objetiva e resolutiva.

E falando em engajamento, é fato que o sucesso do colaborador depende disso.

Quando o engajamento do time aumenta, tendem a se fortalecer fatores como performance, produtividade, motivação, retenção, employer branding e sucesso geral das pessoas do time.

Notou como tudo está sempre conectado? Como afirma a Harvard Business Review, organizações voltadas para os talentos (talent-minded) reconhecem que quando seus colaboradores prosperam nesse sentido (e vão além das expectativas, dando o melhor de si mesmos), fica muito mais fácil que seus clientes e seu negócio também prosperem. É preciso começar da base e seguir cultivando a base para manter (e melhorar) toda a estrutura.

Para alinhar favoravelmente esses pontos, em primeiro lugar é preciso identificar e analisar informações vindas de suas pessoas em prol do sucesso delas e, consequentemente, da organização.

Isto é, você não consegue de fato impulsionar o sucesso dos seus colaboradores se não entender o que afeta o engajamento em sua organização. Antes de montar planejamentos estratégicos ou implementar planos de ação, é preciso de dados – sim, os dados sobre pessoas, ou people analytics.

Não é à toa que lideranças norteadas por dados e informações concretas também se destacaram em nosso levantamento sobre engajamento. E nós te ajudamos a coletá-las.

Seguindo o fluxo da recente transformação da nossa identidade visual, que evoluiu junto com a gente refletindo nosso amadurecimento e constantes inovações, viemos aqui falar de employee success para apresentar brevemente o novo posicionamento da Talent Academy.

Antes autodefinida uma plataforma de gestão e desenvolvimento de pessoas, e, posteriormente, também de cultura, hoje somos a Plataforma Completa para o Sucesso do Colaborador.

Optamos por essa expressão por acreditarmos que ela engloba tudo aquilo e ainda focaliza o que mais nos importa, nos motiva, nos diferencia e nos dá propósito: as pessoas, que sempre foram e sempre serão nosso maior alicerce.

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O primeiro passo costuma ser o mais difícil de dar, mas nós estamos aqui para te ajudar a caminhar, apoiando o sucesso dos seus e dos nossos.

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