Por Talent Academy

Já ouviu falar do cargo Chief Purpose Planner ou Chefe de Planejamento de Propósito, em português? Essa e outras 20 profissões foram listadas como algumas das principais profissões do futuro pelo site americano Business Insider, que publicou recentemente o artigo “Os robôs não estão vindo, eles já estão aqui”. Além de Chefe de Planejamento de Propósito, Ajudante da Alegria e Chefe de Diversidade Genética são outros exemplos de funções que, de acordo com as pesquisas de tendências do site, serão consideradas essenciais nos próximos anos.

O mundo corporativo já vem percebendo mudanças no comportamento de seus colaboradores, que se mostram mais preocupados com o sentido de seu trabalho. Muitos querem entender tanto o seu propósito pessoal, quanto o propósito das empresas em que atuam. As pessoas desejam ver significado nas coisas e o real impacto de seu trabalho na sociedade. As empresas que buscam crescimento sustentável e desejam tornar suas marcas atraentes não apenas para os clientes, mas também para seus colaboradores, devem se adaptar a esse novo cenário, e aprender a motivar e engajar as novas gerações.

A dica da Talent Academy para quem está descobrindo a era da Gestão por Propósito é fazer com que os gestores entendam a importância dessa nova forma de liderar. Eles devem começar conhecendo muito bem seus times e descobrindo o propósito pessoal de cada um. O próximo passo é conectar os talentos e motivações individuais ao propósito corporativo, que deve ser claro, percebido e aceito por todos. Lembre-se: é ele que norteia toda a essência da empresa. Essa nova forma de liderar não é algo simples, pois mudanças estruturais costumam sofrer resistência e levam tempo para serem assimiladas. A Gestão por Propósito exige não apenas um excelente planejamento estratégico e execução, mas principalmente um alinhamento cultural compartilhado no dia a dia por todos os colaboradores, clientes e parceiros.

WhatsApp chat