8M: A liderança feminina é essencial para o sucesso do negócio
Segundo pesquisas recentes do IBGE, apesar de hoje comporem uma parcela expressiva da força de trabalho, de terem o nível de escolaridade superior ao dos homens e ainda serem sobrecarregadas com múltiplas jornadas de cuidado, mulheres continuam socialmente vulnerabilizadas e ganham menos em todas as posições – mesmo quando ocupam o mesmo posto da liderança feminina que colegas homens: no geral recebem em média 22% a menos que eles, e essa diferença chega a quase 40% em cargos gerenciais, ocupados majoritariamente por homens (62,6%).
Dados como esses escancaram que muitas organizações ainda se recusam, mesmo que inconscientemente, a enxergar o grande potencial transformador que a liderança feminina têm em contribuir para o sucesso.
Segundo BSDC e Sebrae, lideranças femininas são essenciais para um adequado desenvolvimento socioeconômico a longo prazo, diversificando os pontos de vista na tomada de decisões, dando mais visibilidade para questões de gênero e podendo inspirar outras mulheres ajudando-as a superar desafios.
Empreendedorismo feminino
Quanto às especificidades do empreendedorismo feminino, ele contribui para o crescimento da economia, cria empregos e transforma as relações sociais. Quando mulheres melhoram suas condições de vida ao empreenderem, geram ciclos virtuosos de melhoria e reinvestimento no negócio, na família, em suas comunidades e no apoio a outras mulheres, potencializando-as.
Segundo a RME, entre as empreendedoras que possuem sociedade, 7 em cada 10 têm sócias mulheres; 45% dos empreendimentos liderados por mulheres são sobretudo femininos (contra 21% dos liderados por homens).
Como aponta estudo do Banco Mundial, contratar mulheres é benéfico para todos os lados: empresas com mais trabalhadoras aumentam a produtividade, inovação, adaptabilidade, estabilidade e melhoram comunicação, relacionamentos, trabalho em equipe e o ambiente de trabalho em geral.
Ter uma empresa com mais mulheres, ou ao menos minimamente diversa, já desvia do status quo, pois enfim se buscam novas soluções para velhos problemas.
E aí, a organização em que você atua contribui para uma sociedade com maior equidade de gênero? É um caminho longo e árduo, mas sigamos juntos e juntas, dia após dia, tijolo por tijolo!
*Na foto, as empreendedoras Renata Betti & Jaque Padilha, sócias da Talent Academy, uma das raras startups de tecnologia que têm mulheres como maioria.
E na 2ª foto, as mulheres do talenteam, de diferentes áreas, perfis, histórias e backgrounds, que se complementam em sua diversidade rumo a um propósito comum: o #sucessodocolaborador e da colaboradora Brasil afora. Para isso, elas trazem o que têm de único e de melhor todos os dias, formando um time sem igual.
Plataforma completa para o Sucesso do seu Colaborador
O Assessment do Propósito poderá ser útil para você entender os perfis da sua organização e formar times complementares e colaborativos, assim como o Conecta poderá te ajudar a se conectar com as pessoas do trabalho aprendendo sobre elas, incluindo como alavancá-las, como inspirá-las e como dar feedback para cada perfil.
Em conjunto, o Mapa e a Jornada de Desenvolvimento, por sua vez, pode ser exatamente o que você está buscando para mapear e desenvolver competências no seu time de forma leve, inovadora, personalizada e na dose certa.