fbpx

Liderança & Engajamento: Descubra qual perfil de líder mais contribui para a satisfação dos colaboradores

Engajamento de pessoas no trabalho é um assunto muito discutido dentro e fora do Brasil, sendo um dos principais desafios para o perfil de liderança diverso da atualidade. Dados do relatório State of the Global Workplace da Gallup, de 142 países, mostram que o engajamento dos colaboradores foi de apenas 20% em 2020.

No Brasil os números são ainda mais alarmantes. Apenas 18% dos brasileiros estão totalmente engajados com seus trabalhos, segundo informações da ADP Research Institute (2020).

Para entender o perfil dos líderes que mais colaboram para o engajamento de seus liderados, a Talent Academy – Plataforma de Desenvolvimento de Pessoas e Cultura – fez o levantamento Liderança & Engajamento: Descubra qual perfil de líder mais contribui para a satisfação dos colaboradores.

O time de People Analytics da startup analisou dados sobre a experiência de cerca de 10 mil colaboradores e cruzou com o perfil de aproximadamente 800 líderes de empresas de grande e médio porte no Brasil e América Latina, revelando informações importantes a respeito da relação entre o perfil da liderança e o eNPS (do inglês “employee net promoter score”, ferramenta para medir o nível de satisfação dos funcionários).

O estudo identificou as características dominantes entre os líderes no mundo corporativo, as personalidades mais presentes entre essas pessoas, o perfil que está mais conectado com a satisfação dos colaboradores e com os maiores índices de eNPS.

“Esse tipo de análise é extremamente importante para entendermos, de fato, quais características e comportamentos devem ser valorizados e desenvolvidos nos líderes do mundo corporativo moderno.

Graças à tecnologia, temos enfim dados concretos sobre as pessoas, para guiar a tomada de decisão e gestão de times de forma mais objetiva e certeira”

afirma Renata Betti, cofundadora da Talent Academy.

Sobre a Ferramenta que apoia líderes

Todos os perfis têm pontos fortes que devem ser usados a favor da gestão, então o primeiro olhar deve ser para si mesmo.

O autoconhecimento é o princípio do desenvolvimento pessoal, importante para líderes e para todas as pessoas da organização – por isso a importância dessa ferramenta criada pela Talent Academy que identifica o propósito individual e coletivo.

Ela traz resultados sobre o perfil, motivação, impacto desejado e potencial, além de oferecer conteúdos de autodesenvolvimento baseado nos resultados de cada pessoa.

Liderança e engajamento
Plataforma Talent Academy: Dados e insights sobre as pessoas do seu time

Para os gestores, a plataforma da Talent Academy fornece informações importantes a respeito do perfil dos times e de sua experiência, o que é indispensável para a tomada de decisão e apoio na gestão das pessoas. Para elaborar um plano de ações de engajamento eficaz, por exemplo, é necessário saber o que realmente motiva os colaboradores, com base em dados concretos.

Perfil de liderança que se destacaram na pesquisa

A maior parte das pessoas que ocupam cargos de gestão, de acordo com a pesquisa, tem personalidade parecida: são pessoas práticas, organizadas e responsáveis — elas correspondem a 58% do total analisado.

BAIXE O ESTUDO CLICANDO AQUI

Você também pode se interessar por…

Inscreva-se na newsletter

Leave a Comment

Talent_LogoFrente_Negativa Branca Fundo Azul

A plataforma completa para
o Sucesso do Colaborador

Área do Cliente

Login

Contato

📍 Cubo
📧 E-mail
+55 11 91164-5239