E se sua marca deixasse de existir amanhã?

Por Larissa Menocci e Luiza Arcuschin – Dream Facilitation

Empresas guiadas por um propósito claro, e até mesmo grandes corporações, estão cada vez mais se mobilizando para refletir sobre o seu papel no mundo. Já parou pra pensar se alguém sentiria falta da sua marca se ela deixasse de existir amanhã?

Pois é, essa hora chegou. Pode parecer mais fácil para empresas como o Google que tem o propósito de organizar toda a informação do mundo ou o Airbnb que quer um mundo em que todos pertençam. Mas não precisa ser digital, inovador ou disruptivo para encontrar o seu papel e criar um impacto positivo.

A Crepes & Waffles, fundada em 1980 em Bogotá, é uma cadeia de restaurantes colombiana que nasceu do sonho de estudantes universitários que tinham a visão de abrir um negócio em que acreditavam. Desde sua primeira localização, a marca não parou de evoluir e se expandir e, apesar de não venderem pratos típicos, tornou-se um ícone nacional. Com 84 restaurantes na Colômbia e 28 ao redor do mundo, acaba de ser certificada como empresa do Sistema B.

Sua história destaca não apenas o modelo de negócios, mas principalmente o lado humano. Os fundadores Beatriz Fernández e Eduardo Macías contam “queríamos ter uma empresa admirada, não para sermos os mais ricos, não os maiores, mas os mais admirados por nossa responsabilidade social”.

A Crepes & Waffles  possui  a política de privilegiar o emprego feminino, dão apoio a mães chefes de família, e pelo menos 10% das pessoas contratadas são aqueles que geralmente são recusadas na maioria dos trabalhos, seja por falta de experiência, deficiência ou por já terem se relacionado com o tráfico de drogas, comum no país. Acreditam que é melhor ter pessoas com atitude do que com aptidão.

Mas propósito não necessariamente precisa ter um cunho social. Uma das formas das empresas compreenderem seu propósito é se questionando “se minha marca deixasse de existir, quem sentiria falta, e porquê”. É, portanto, fruto da intersecção entre a força da empresa ou da marca e o que o mundo ou os stakeholders precisam.

A Crepes & Waffles, apesar do baixo investimento em marketing, conquistou o coração de clientes de diferentes condições econômicas que acreditam na sua proposta de valor. Tanto os clientes quanto os colaboradores sentiriam a falta não só de um bom crepe a um valor acessível, mas de se relacionarem com uma marca que acredita nas pessoas e no seu potencial, independente do seu passado.

Depois de anos trabalhando com pessoas, marcas e propósitos, a boa notícia é que percebemos que todas organizações têm o potencial de se conectar com seu propósito e incorporá-los na sua cultura organizacional. Esse não necessariamente é um processo fácil, mas uma vez realizado, fica mais fácil promover uma oferta de valor para o mercado, pois um posicionamento claro permite à organização transmitir confiança naquilo que oferece, criando assim um relacionamento mais próximo com seus clientes, e um diferencial competitivo.

Ao gerar bons resultados tanto para si quanto para o mundo, pode-se ter certeza que se sua marca ou organização deixar de existir, não apenas seus clientes, mas também todos os stakeholders sentirão o impacto da sua ausência.

 

Conheça mais sobre a Crepes & Waffles:

http://crepesywaffles.com.co/

https://sistemab.org/un-icono-colombiano-del-casual-food/

Sobre a Dream Facilitation:

https://dreamfacilitation.me/

Somos um movimento que empodera indivíduos e organizações a colocarem seu propósito em ação. Por meio de consultoria personalizada, workshops e palestras, oferecemos as ferramentas e o apoio necessário para transformar ideias em realidade e desenvolver projetos e negócios movidos por propósito.

 

 

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