Por Larissa Menocci e Luiza Arcuschin – Dream Facilitation

Ter um propósito claro e comunicado é um grande passo para a construção de relações de longo prazo com colaboradores, clientes e a sociedade como um todo. Para ser sustentável, este propósito deve ser baseado em uma cultura focada em pessoas.

Promover o desenvolvimento de pessoas é essencial para o negócio, alcançando metas e a satisfação de clientes. Colaboradores satisfeitos criam melhores soluções, promovem um ambiente saudável e maior prosperidade para o negócio. Um estudo desenvolvido pela Social Market Foundation identificou que funcionários felizes são até 20% mais produtivos do que empregados infelizes. Quando se trata de vendedores, a felicidade tem um impacto ainda maior, aumentando as vendas em 37%.

Colaboradores felizes também geram uma boa imagem para as organizações: Os preços das ações das “100 Melhores Empresas para se Trabalhar” da Fortune subiram 14% ao ano de 1998 a 2005, enquanto as empresas não incluídas na lista apenas registraram um aumento de 6%.

Assim como a jornada para identificar o propósito, não existe uma receita pronta para criar e promover a cultura de uma empresa, mas existem ferramentas que ajudam times a alcançar alta performance e satisfação.

Um modelo de trabalho conhecido como design de processos desenvolvido pela Swedish Defence University (https://www.fhs.se/) e utilizado por empresas como Google e Spotify destaca a importância de pensar no processo (como) tanto quanto no conteúdo (o que) a ser desenvolvido em determinado projeto ou trabalho, conforme imagem abaixo.

A cada projeto, o time deve refletir e ter uma visão clara sobre toda a jornada, da razão ao resultado final esperado:

  • Por que: qual a minha meta ou propósito com esta iniciativa?
  • Conteúdo: o que será desenvolvido e quais competências são necessárias?
  • Processo: como iremos trabalhar para alcançar os objetivos?
  • Para onde: qual é o resultado desejável?

Focar no processo é necessário para manter os colaboradores engajados e criar uma melhor forma das pessoas trabalharem juntas. Muitas vezes as empresas acabam não focando nos seus times, apenas nas entregas e isso é cada vez mais questionado em um contexto em que principalmente os jovens buscam trabalhos para se realizarem e para isso procuram cada vez mais identificação com os valores corporativos (https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/06/economia/1499357144_452781.html).

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