competências e habilidades

Competências e habilidades para o futuro do trabalho

O mundo corporativo vem ganhando cada vez mais agilidade nos últimos anos. Por essas e outras, o desenvolvimento de novas competências e habilidades é tão importante!

Há a necessidade de nos reinventarmos profissionalmente para o mundo pós-pandêmico, devido aos impactos econômicos gerados pela crise ou pelas novas skills que o mercado espera nesse cenário. Acompanhe o artigo!

Adaptabilidade e competências transversais

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) chama as habilidades do século 21 de competências transversais. São comportamentos que precisamos aplicar na prática, fazendo parte da bagagem profissional de cada um. 

Quando usamos essas competências junto a habilidades técnicas no dia a dia, é possível que elas permitam a evolução do profissional, tornando-o mais valioso para o mercado de trabalho, visto a agilidade das transformações no mundo corporativo nos últimos anos.

People skills ou power skills: o que são?

Podemos dizer que people skills ou power skills são um conjunto de integrações que unem as capacidades de soft skills (habilidades comportamentais) e hard skills (habilidades técnicas) de cada indivíduo, alinhando o quociente emocional com o quociente intelectual. 

Anteriormente, muitas vezes as pessoas eram contratadas somente pelas suas habilidades técnicas, gerando uma grande demanda demissional relacionada à capacidade socioemocional. Mas não podemos esquecer que as skills se diferem de acordo com cada indivíduo, mas também se complementam.

Competências e habilidades emocionais

É importante observar que o sucesso profissional está diretamente ligado ao nível de inteligência emocional, que se refere a capacidade de identificar e gerenciar as próprias emoções, assim como receber com empatia as emoções dos outros.

A designação de inteligência emocional pode ser dividida em duas partes: 

  • Intrapsíquica: responsável pelo equilíbrio, autoconhecimento, flexibilidade, integridade e coerência;
  • Interpessoal: entrada na colaboração, liderança e interação social com o seu círculo. 

É por isso que a parte emocional dos colaboradores tem tanta importância no processo de contratação. E também, no modo como irão executar e gerir as tarefas que serão realizadas no ambiente de trabalho. Enfim, no decorrer de toda a jornada do colaborador.

Diante do futuro já presente do trabalho, é notória a incerteza, ansiedade e insegurança dos colaboradores, fortemente influenciado pelo período pandêmico e seus efeitos, que também resulta em uma maior dificuldade de administrar as tarefas e de controlar a pressão. 

Como fazer para seus colaboradores se adaptarem ao novo normal

De acordo com a psicologia, o autoconhecimento significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor pode fazer com que uma pessoa tenha maior controle sobre suas emoções, independentemente de serem positivas ou não. 

O primeiro passo para se encorajar no processo de adaptação ao novo normal é a prática do autoconhecimento, que muitas pessoas não têm!

Se você é um colaborador, entenda o seu próprio perfil, quais são suas limitações e suas forças e sobretudo, trabalhe sua capacidade de se adaptar e de se reinventar.

Agora, se você é um líder ou gestor, certifique-se sempre de ser empático com as vulnerabilidades de sua equipe e consequentemente, incentive-os a serem pessoas melhores, pensando coletivamente e progredindo consecutivamente, gerando impacto social positivo. 

Além disso, a capacidade de compreender o seu próprio perfil, assim como também analisar o perfil dos seus colaboradores (em especial suas melhores competências e habilidades) agregará muito mais valor à sua organização. 


Afinal, quais são essas competências e habilidades para se obter sucesso e como desenvolvê-las?

Descubra tudo isso e ainda mais no segundo episódio do podcast Brothers & Founders, apresentado por Renata e Maurício Betti, irmãos e sócios na Talent Academy.

https://open.spotify.com/episode/6LO0qickO1O4FiznSEVpC1

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Adaptabilidade e competências transversais

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) chama as habilidades do século 21 de competências transversais. São comportamentos que precisamos aplicar na prática, fazendo parte da bagagem profissional de cada um. 

Quando usamos essas competências junto a habilidades técnicas no dia a dia, é possível que elas permitam a evolução do profissional, tornando-o mais valioso para o mercado de trabalho, visto a agilidade das transformações no mundo corporativo nos últimos anos.

People skills ou power skills: o que são?

Podemos dizer que people skills ou power skills são um conjunto de integrações que unem as capacidades de soft skills (habilidades comportamentais) e hard skills (habilidades técnicas) de cada indivíduo, alinhando o quociente emocional com o quociente intelectual. 

Anteriormente, muitas vezes as pessoas eram contratadas somente pelas suas habilidades técnicas, gerando uma grande demanda demissional relacionada à capacidade socioemocional. Mas não podemos esquecer que as skills se diferem de acordo com cada indivíduo, mas também se complementam.

Competências e habilidades emocionais

É importante observar que o sucesso profissional está diretamente ligado ao nível de inteligência emocional, que se refere a capacidade de identificar e gerenciar as próprias emoções, assim como receber com empatia as emoções dos outros.

A designação de inteligência emocional pode ser dividida em duas partes: 

  • Intrapsíquica: responsável pelo equilíbrio, autoconhecimento, flexibilidade, integridade e coerência;
  • Interpessoal: entrada na colaboração, liderança e interação social com o seu círculo. 

É por isso que a parte emocional dos colaboradores tem tanta importância no processo de contratação. E também, no modo como irão executar e gerir as tarefas que serão realizadas no ambiente de trabalho. Enfim, no decorrer de toda a jornada do colaborador.

Diante do futuro já presente do trabalho, é notória a incerteza, ansiedade e insegurança dos colaboradores, fortemente influenciado pelo período pandêmico e seus efeitos, que também resulta em uma maior dificuldade de administrar as tarefas e de controlar a pressão. 

Como fazer para seus colaboradores se adaptarem ao novo normal

De acordo com a psicologia, o autoconhecimento significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor pode fazer com que uma pessoa tenha maior controle sobre suas emoções, independentemente de serem positivas ou não. 

O primeiro passo para se encorajar no processo de adaptação ao novo normal é a prática do autoconhecimento, que muitas pessoas não têm!

Se você é um colaborador, entenda o seu próprio perfil, quais são suas limitações e suas forças e sobretudo, trabalhe sua capacidade de se adaptar e de se reinventar.

Agora, se você é um líder ou gestor, certifique-se sempre de ser empático com as vulnerabilidades de sua equipe e consequentemente, incentive-os a serem pessoas melhores, pensando coletivamente e progredindo consecutivamente, gerando impacto social positivo. 

Além disso, a capacidade de compreender o seu próprio perfil, assim como também analisar o perfil dos seus colaboradores (em especial suas melhores competências e habilidades) agregará muito mais valor à sua organização. 


Afinal, quais são essas competências e habilidades para se obter sucesso e como desenvolvê-las?

Descubra tudo isso e ainda mais no segundo episódio do podcast Brothers & Founders, apresentado por Renata e Maurício Betti, irmãos e sócios na Talent Academy.

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