Como melhorar as relações humanas no trabalho usando sua personalidade
Personalidade: cada pessoa tem a sua. Em qualquer meio social, trazemos com a gente, implícitas ou não, nossas características únicas. O clichê “todo mundo é igual” é um engano: todos nós temos personalidades distintas e histórias de vida também, o primeiro passo é reconhecer esse fato.
Algo que certamente temos em comum é que vivemos no mesmo mundo e, dividindo o mesmo espaço, devemos aprender a estabelecer relações humanas. Afinal, antes de tudo, o ser humano é um ser social e não vive só.
As nossas relações interpessoais ajudam a determinar a qualidade das nossas vidas. No trabalho não seria diferente: as relações humanas no trabalho que desenvolvemos guiam nossa carreira profissional a longo prazo.
O que são relações humanas no trabalho?
As relações humanas ou interpessoais no trabalho são aquelas que ocorrem a partir de interações e conexões entre os indivíduos dentro de um ambiente profissional. Essas relações envolvem a forma como os colegas de trabalho se comunicam, colaboram, influenciam e se relacionam uns com os outros em uma variedade de contextos laborais.
Assim, as relações humanas no trabalho abrangem desde conversas informais no corredor até reuniões formais. Por isso, desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho, afetando a dinâmica da equipe, a produtividade e até mesmo o bem-estar geral dos funcionários.
Essas relações interpessoais são essenciais para o funcionamento eficaz de uma organização. De modo geral, a forma como se estabelecem as relações no ambiente de trabalho pode influenciar a motivação dos funcionários, o comprometimento com as metas da empresa e a capacidade de resolver problemas em conjunto.
Por isso, relações humanas saudáveis no trabalho também podem criar um ambiente de apoio emocional, onde os colaboradores se sentem valorizados, respeitados e encorajados a expressar suas ideias e opiniões livremente.
No entanto, as relações humanas nem sempre são harmoniosas. Conflitos, falta de comunicação eficaz e diferenças de personalidade podem criar tensões no local de trabalho. Confira a seguir como que essas questões se estabelecem nesse contexto.
Como a personalidade influencia nas relações humanas no trabalho?
As diferenças de personalidade podem gerar atritos ou criar conflitos entre colaboradores de uma organização, mas o que muitas vezes esquecemos é que o conflito é parte de nossa realidade diária, sendo necessário para que haja movimento e transformação.
Da mesma forma que se não houvesse tristeza não teríamos felicidade, sem o conflito não haveria o choque de ideias tão necessário para inovar e sair do status quo. Se as diferenças de personalidade entre duas ou mais pessoas são aproveitadas, é possível construir algo muito mais valioso do que a simples soma do conjunto de habilidades individuais.
Quando bem organizado, um time diverso e complementar potencializa o que cada um tem de melhor, e estimula as pessoas a serem mais abertas a novas perspectivas e mudanças, ou seja, provoca a criatividade.
Mas como colocar isso em prática, afinal?
Aprendendo a compreender melhor as pessoas. Dessa forma, podemos nos comunicar de maneira mais aberta e sem julgamentos, considerando e respeitando suas singularidades. Isso nada mais é do que a tão falada empatia.
Como a empatia pode contribuir com as relações interpessoais no trabalho?
De uma forma resumida, exercitar a empatia é tentar entender emocionalmente a situação que está sendo vivida por outra pessoa colocando-se em seu lugar, sem nenhum tipo de viés. Desenvolver essa habilidade não é tão simples, mas pode ser a resposta para a maioria dos conflitos dentro e fora do trabalho.
Cultivar bons relacionamentos requer também autoconhecimento. Um passo de extrema importância para melhoras efetivas nas relações, profissionais ou não, é conhecer a si mesmo ao descobrir, observar e identificar os próprios comportamentos para assim promover transformações positivas em si próprio e no meio que o cerca.
Ao entender outras personalidades, além da sua, podemos aprender como melhor abordar, se relacionar e se comunicar com diferentes pessoas.
É preciso ter boa intenção e cuidado, além de dar importância à prática da paciência, saber dar tempo e espaço, confiar, escutar, perguntar, compartilhar, prestar atenção no outro e refletir, sem deixar de considerar que ele é também alguém com jeito de ser e trajetória própria, em processo de contínuo desenvolvimento assim como você.
No ambiente de trabalho, cada um faz diferença e as pessoas dependem umas das outras.
Você possui características que talvez seus colegas tenham pouco desenvolvidas, assim como eles também podem ter atributos que não são seu forte – mas vocês juntos podem ter objetivos que se conectam.
Procurar entender como trabalhar com outros tipos de personalidade e apreciar as diferenças é essencial para criar e manter relações interpessoais positivas.
Você também pode se interessar por:
Fontes: