Como a Caloi, uma empresa centenária, está revolucionando a sua cultura e a maneira de vender bicicletas

Case Caloi

O que você vai aprender neste case?

Se o seu objetivo é gerar inovação, transformação cultural e mudança de mindset na sua empresa, é extremamente recomendável que você preste atenção neste material.

A Caloi está no mercado há mais de 120 anos e tem sua trajetória marcada por inovações e transformações. Com várias mudanças que ocorreram ao longo de sua história, no entanto, a Caloi sentiu necessidade de fortalecer a sua cultura e valores. A empresa, mesmo sendo uma organização centenária, percebeu que ainda faltava definir o seu Propósito como base da cultura corporativa, e também apoio para as decisões estratégicas de todo o time.

Decidimos embarcar nessa missão de ajudar a Caloi a definir o seu Propósito, de dentro para fora: a partir de dados que coletamos de todos os colaboradores da empresa, levantados pela ferramenta de assessment do Propósito da Talent Academy. Além disso, apoiamos a execução da estratégia de inovação e transformação da cultura organizacional da Caloi.

Vamos compartilhar os principais ganhos e lições que poderão ajudá-lo a se inspirar e levar esse projeto para dentro da sua empresa:

Como manter time engajado durante turnaround corporativo após uma aquisição

Como promover a cultura de inovação em uma empresa tradicional

Como a Talent Academy trouxe dados para apoio à gestão de pessoas de times em vários locais do país

Sobre a Caloi

A Caloi escreve a história da bicicleta no Brasil, sendo a primeira empresa a fabricá-las no país no século 19. Ela está na memória de gerações de brasileiros que sabem que pedalar significa mais saúde, mobilidade inteligente, esporte e competitividade. Uma tradição de mais de 120 anos e que inova em seus produtos e consegue atingir todos os públicos. Eles possuem diversos modelos e marcas tanto de bicicletas como de acessórios que atendem a todo tipo de modalidade do esporte.

O Contexto

A empresa precisava promover uma transformação cultural, criando o propósito organizacional e conectando esse propósito com todos os seus colaboradores da fábrica de Manaus e dos escritórios em São Paulo

Turnaround corporativo após aquisição por grupo global (Dorel Sports)

Necessidade de promover cultura de inovação em empresa centenária

Desconexão entre perfis & fatores motivacionais do time

Falta de dados para apoio à gestão de pessoas de time em todas as suas unidades

Oportunidades

Otimização da gestão de pessoas & aumento do engajamento através de Employee Experience e People Analytics

Promover uma cultura de Gestão por Propósito

A Solução

1° passo

foi mapear o propósito individual de todos os colaboradores da Caloi (aproximadamente 600
pessoas) através da plataforma da Talent Academy.

2° passo

Fazer workshops com a liderança e pessoas de outros níveis para entender quais eram os principais motivadores, impactos, talentos e potenciais da CALOI.

3° passo

Juntar todas essas informações e entender como a Caloi conseguiria cruzar o perfil da
empresa com o dos seus colaboradores para gerar mais valor e desenvolver ações.

4° passo

foi um trabalho dedicado do time da Caloi juntamente com a Talent Academy para tentarmos juntos desenvolver uma frase que refletisse todo o conteúdo que conseguimos gerar com o projeto e que iria ser o norte para tomada de decisão e que estaria no coração de todos os colaboradores.

1° passo

foi mapear o propósito individual de todos os colaboradores da Caloi (aproximadamente 600
pessoas) através da plataforma da Talent Academy.

3° passo

Juntar todas essas informações e entender como a Caloi conseguiria cruzar o perfil da
empresa com o dos seus colaboradores para gerar mais valor e desenvolver ações.

2° passo

Fazer workshops com a liderança e pessoas de outros níveis para entender quais eram os principais motivadores, impactos, talentos e potenciais da CALOI.

4° passo

foi um trabalho dedicado do time da Caloi juntamente com a Talent Academy para tentarmos juntos desenvolver uma frase que refletisse todo o conteúdo que conseguimos gerar com o projeto e que iria ser o norte para tomada de decisão e que estaria no coração de todos os colaboradores.

O resultado foi incrível! A Caloi agora tem orgulho de anunciar o motivo de sua existência: "MOVEMOS PESSOAS POR UM MUNDO MELHOR"

Implementação

Depois da definição do propósito e cultura da empresa, a Diretora de RH da Caloi, Jamile Consolmagno e Luciana Martinez, Consultora de RH líder do projeto, conduziram várias iniciativas internas para promover uma cultura inspiradora e centrada no propósito da Caloi. Confira as iniciativas:

  • Leadership Sprint com todos os líderes da Caloi – treinamento com a liderança sobre a ferramenta do propósito, ensinando como pode ser útil no momento de dar feedback e identificar potenciais do time para liderar projetos
  • Recrutamento e Seleção: avaliação de perfis diferentes de candidatos, aumentando a diversidade dentro do time
  • Criação de comitês internos alinhados com os impactos prioritários para o time da Caloi:

COMITÊ DA SUSTENTABILIDADE – que teve autonomia para propor várias mudanças na empresa, desde remover o uso de copos de plástico, até diminuir o consumo de água na planta da fábrica

COMITÊ DO FEEDBACK – que estimulou uma forma criativa e descontraída de aumentar a comunicação entre as pessoas, com o “feedbike”

COMITÊ DA DIVERSIDADE – que promoveu diferentes iniciativas internas para estimular discussões sobre esse tema, gerando um grande impacto na empresa, e até o lançamento de um novo produto, a BIKE DO ORGULHO: A Rainbow

Com essa causa em mente, 100% dos lucros arrecadados com a venda da Rainbow são doados para a Casa 1, um centro de acolhida em São Paulo para pessoas LGBT expulsas de casa por suas orientações afetivas sexuais e identidades de gênero.

Resultados Atingidos

  • A Caloi se tornou a divisão de melhor performance do grupo Dorel Sports no 1° semestre de 2019 (crescimento de receita de 2 dígitos)
  • O turnover de Key Talents, que são pessoas-chave na organização, em 2019, foi zero
  • Satisfação geral dos colaboradores aumentou de 3.7 para 4.1 (escala de 0 a 5) no Glassdoor de 2018 para 2019
  • Avaliação geral da empresa subiu de 4,39 para 4,62 de 2018 para 2019 no InfoJobs
  • O trabalho da Talent foi tão reconhecido pela Caloi que fomos inseridos na linha do tempo dos principais eventos da história da Caloi nos últimos 120 anos

Depoimentos

Desenvolver esse projetos em parceria com a Talent foi um dos trabalhos mais legais e prazerosos que já participei. O interesse e amor do time da Talent Academy fizeram a diferença e hoje conseguimos ver o quanto o propósito é fundamental para a nossa empresa e está em todos os lugares, pois reforçam o orgulho e pertencimento das pessoas de que existimos para ‘MOVER PESSOAS POR UM MUNDO MELHOR’.

Luciana Martinez
Consultora de RH da Caloi

Entrei na Caloi no começo de 2019 e tive a sorte de acompanhar o trabalho da Talent desde o começo. Quando vi os resultados que eles geraram depois da etapa de mapeamento do propósito dos nossos colaboradores, pensei: isso aqui é uma mina de ouro!

Jamile Consolmagno
Diretora de RH, Caloi

O trabalho da Talent foi essencial para as mudanças culturais que promovemos na Caloi ao longo de 2019. Com apoio deles, mapeamos o perfil de todo o nosso time, desde a fábrica de Manaus até a diretoria, redefinimos o propósito da empresa, e promovemos diversas novas iniciativas, como o Comitê da Diversidade, que foi um dos mais engajados no nosso time, inclusive lançando um novo produto, a bike do orgulho. Como resultado de todas as mudanças que promovemos, tivemos um grande impacto na satisfação e retenção de talentos. Ficamos tão satisfeitos com a parceria que incluímos a Talent Academy na linha do tempo da Caloi, que está nas paredes da nossa sede.

Cyro Gazola
CEO, Caloi

Case

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