Como a Caloi, uma empresa centenária, está revolucionando a sua cultura e a maneira de vender bicicletas
Case Caloi
O que você vai aprender neste case?
Se o seu objetivo é gerar inovação, transformação cultural e mudança de mindset na sua empresa, é extremamente recomendável que você preste atenção neste material.
A Caloi está no mercado há mais de 120 anos e tem sua trajetória marcada por inovações e transformações. Com várias mudanças que ocorreram ao longo de sua história, no entanto, a Caloi sentiu necessidade de fortalecer a sua cultura e valores. A empresa, mesmo sendo uma organização centenária, percebeu que ainda faltava definir o seu Propósito como base da cultura corporativa, e também apoio para as decisões estratégicas de todo o time.
Decidimos embarcar nessa missão de ajudar a Caloi a definir o seu Propósito, de dentro para fora: a partir de dados que coletamos de todos os colaboradores da empresa, levantados pela ferramenta de assessment do Propósito da Talent Academy. Além disso, apoiamos a execução da estratégia de inovação e transformação da cultura organizacional da Caloi.
Vamos compartilhar os principais ganhos e lições que poderão ajudá-lo a se inspirar e levar esse projeto para dentro da sua empresa:
Como manter time engajado durante turnaround corporativo após uma aquisição
Como promover a cultura de inovação em uma empresa tradicional
Como a Talent Academy trouxe dados para apoio à gestão de pessoas de times em vários locais do país
Sobre a Caloi
A Caloi escreve a história da bicicleta no Brasil, sendo a primeira empresa a fabricá-las no país no século 19. Ela está na memória de gerações de brasileiros que sabem que pedalar significa mais saúde, mobilidade inteligente, esporte e competitividade. Uma tradição de mais de 120 anos e que inova em seus produtos e consegue atingir todos os públicos. Eles possuem diversos modelos e marcas tanto de bicicletas como de acessórios que atendem a todo tipo de modalidade do esporte.
O Contexto
A empresa precisava promover uma transformação cultural, criando o propósito organizacional e conectando esse propósito com todos os seus colaboradores da fábrica de Manaus e dos escritórios em São Paulo
Turnaround corporativo após aquisição por grupo global (Dorel Sports)
Necessidade de promover cultura de inovação em empresa centenária
Desconexão entre perfis & fatores motivacionais do time
Falta de dados para apoio à gestão de pessoas de time em todas as suas unidades
Oportunidades
Otimização da gestão de pessoas & aumento do engajamento através de Employee Experience e People Analytics
Promover uma cultura de Gestão por Propósito
A Solução
1° passo
foi mapear o propósito individual de todos os colaboradores da Caloi (aproximadamente 600
pessoas) através da plataforma da Talent Academy.
2° passo
Fazer workshops com a liderança e pessoas de outros níveis para entender quais eram os principais motivadores, impactos, talentos e potenciais da CALOI.
3° passo
Juntar todas essas informações e entender como a Caloi conseguiria cruzar o perfil da
empresa com o dos seus colaboradores para gerar mais valor e desenvolver ações.
4° passo
foi um trabalho dedicado do time da Caloi juntamente com a Talent Academy para tentarmos juntos desenvolver uma frase que refletisse todo o conteúdo que conseguimos gerar com o projeto e que iria ser o norte para tomada de decisão e que estaria no coração de todos os colaboradores.
1° passo
foi mapear o propósito individual de todos os colaboradores da Caloi (aproximadamente 600
pessoas) através da plataforma da Talent Academy.
3° passo
Juntar todas essas informações e entender como a Caloi conseguiria cruzar o perfil da
empresa com o dos seus colaboradores para gerar mais valor e desenvolver ações.
2° passo
Fazer workshops com a liderança e pessoas de outros níveis para entender quais eram os principais motivadores, impactos, talentos e potenciais da CALOI.
4° passo
foi um trabalho dedicado do time da Caloi juntamente com a Talent Academy para tentarmos juntos desenvolver uma frase que refletisse todo o conteúdo que conseguimos gerar com o projeto e que iria ser o norte para tomada de decisão e que estaria no coração de todos os colaboradores.
O resultado foi incrível! A Caloi agora tem orgulho de anunciar o motivo de sua existência: "MOVEMOS PESSOAS POR UM MUNDO MELHOR"
Implementação
Depois da definição do propósito e cultura da empresa, a Diretora de RH da Caloi, Jamile Consolmagno e Luciana Martinez, Consultora de RH líder do projeto, conduziram várias iniciativas internas para promover uma cultura inspiradora e centrada no propósito da Caloi. Confira as iniciativas:
- Leadership Sprint com todos os líderes da Caloi – treinamento com a liderança sobre a ferramenta do propósito, ensinando como pode ser útil no momento de dar feedback e identificar potenciais do time para liderar projetos
- Recrutamento e Seleção: avaliação de perfis diferentes de candidatos, aumentando a diversidade dentro do time
- Criação de comitês internos alinhados com os impactos prioritários para o time da Caloi:
COMITÊ DA SUSTENTABILIDADE – que teve autonomia para propor várias mudanças na empresa, desde remover o uso de copos de plástico, até diminuir o consumo de água na planta da fábrica
COMITÊ DO FEEDBACK – que estimulou uma forma criativa e descontraída de aumentar a comunicação entre as pessoas, com o “feedbike”
COMITÊ DA DIVERSIDADE – que promoveu diferentes iniciativas internas para estimular discussões sobre esse tema, gerando um grande impacto na empresa, e até o lançamento de um novo produto, a BIKE DO ORGULHO: A Rainbow
Com essa causa em mente, 100% dos lucros arrecadados com a venda da Rainbow são doados para a Casa 1, um centro de acolhida em São Paulo para pessoas LGBT expulsas de casa por suas orientações afetivas sexuais e identidades de gênero.
Resultados Atingidos
- A Caloi se tornou a divisão de melhor performance do grupo Dorel Sports no 1° semestre de 2019 (crescimento de receita de 2 dígitos)
- O turnover de Key Talents, que são pessoas-chave na organização, em 2019, foi zero
- Satisfação geral dos colaboradores aumentou de 3.7 para 4.1 (escala de 0 a 5) no Glassdoor de 2018 para 2019
- Avaliação geral da empresa subiu de 4,39 para 4,62 de 2018 para 2019 no InfoJobs
- O trabalho da Talent foi tão reconhecido pela Caloi que fomos inseridos na linha do tempo dos principais eventos da história da Caloi nos últimos 120 anos
Depoimentos
Case
Sabe como o maior hub de inovação da América Latina criou uma cultura de colaboração e protagonismo?