A importância do autoconhecimento para o sucesso profissional
Lá atrás, Sócrates, Lao Tsé e muitos outros já falavam da importância de conhecer a si mesmo(a) – sim, do autoconhecimento -, como início de toda sabedoria. Vamos pensar nisso no contexto da vida profissional?
Encontrar um trabalho em que nos destacamos e nos sentimos realizados nem sempre é fácil. Porém, quando buscamos com propósito, conhecendo nosso potencial, habilidades e paixões, é possível ampliar as chances de encontrar ou até mesmo criar oportunidades que nos impulsionem a ser nossa melhor versão.
Mas sem romantizar! Se conhecer é um processo intenso, complexo e contínuo – afinal, estamos em constante transformação, assim como o próprio mundo do trabalho. E também, há muitos fatores externos que podem dificultar que encontremos caminhos profissionais alinhados com nossa essência.
Autoconhecimento profissional: ter vs. não ter
Ao mesmo tempo, sem autoconhecimento, corremos o risco de nos perder em uma espiral de escolhas que não nos satisfazem.
Por isso, é essencial que a gente conheça a nós mesmos identificando não só pontos a se desenvolver, mas especialmente nossos pontos fortes. Fazendo isso, mostramos autenticidade, ganhamos mais confiança e temos mais chances de nos destacar onde atuamos ou desejamos atuar.
É entre acertos e erros que vamos aprendendo mais sobre nós mesmos, incluindo nossos pontos fortes. Assim, é mais fácil entender o que de fato desejamos fazer.
Quando estamos alinhados com o que fazemos bem e faz sentido pra nós, a tendência é que tenhamos um desempenho fora da curva – positivamente, claro! Entender nossas motivações, interesses e aspirações nos dá mais norte e clareza, nos ajudando a tomar decisões mais conscientes e direcionar nossa carreira para caminhos que ofereçam mais chances de nos realizar.
Propósito, pontos fortes e sucesso profissional
A importância do autoconhecimento, fortalezas e propósito no trabalho é respaldada por dados concretos – que deixam evidente como todos, pessoas e organizações, saem ganhando com isso -, por exemplo:
- Estudo da Korn Ferry revela que 92% dos líderes com alto nível de autoconhecimento tem equipes com alto desempenho e alta energia, criando um clima positivo e motivador. Já líderes com baixo nível criam climas negativos em 78% das vezes;
- 90% dos profissionais que afirmam ter um senso de propósito no trabalho relatam alta satisfação profissional (Linkedin);
- Descobrir e aproveitar os pontos fortes individuais pode levar a um aumento de 7,8% na produtividade dos colaboradores (HBR).
Enfim, busque reconhecer seus pontos fortes para moldar sua trajetória de sucesso profissional. E se você é líder/gestor(a), por favor, busque também reconhecê-los nas pessoas que integram sua equipe – e incentivá-las a desenvolver seu autoconhecimento.
No fim das contas, sucesso não é um ponto final a se chegar, mas um caminho a se trilhar.
E compreender quem somos e o que queremos nos permite percorrer caminhos mais gratificantes e impactantes, que façam sentido e brilhem os olhos de cada um(a) de nós…
*Esses insights/reflexões foram originalmente escritos e publicados por Maurício Betti (CEO e co-fundador da talent academy em seu LinkedIn), inspirados em sua participação em eventos recentes promovidos pela FGV EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, onde foram discutidos tópicos como autoconhecimento, propósito, carreira, sucesso profissional e empreendedorismo – dos pontos positivos aos grandes desafios.