ORGANIZAÇÕES DE SUCESSO SUSTENTÁVEL INSPIRAM SEUS COLABORADORES, PARCEIROS E CLIENTES A PARTIR DE SEU PROPÓSITO – OU SEJA, O PORQUÊ DA SUA EXISTÊNCIA

Antes de pensar em missão, visão e valores, as organizações precisam entender a razão pela qual elas foram criadas, ou seja, o seu propósito. Quando bem definidos e assimilados por todos os colaboradores, o propósito, a missão, visão e valores deixam de ser apenas palavras expostas nas paredes. Esses conceitos se tornam pilares da cultura e da estratégia corporativa.

A founder da Talent Academy, Renata Betti, discute o assunto e explica a diferença de cada um:

O que é propósito, missão, visão e valores from Talent Academy on Vimeo.

Segundo Simon Sinek, referência global em liderança e autor do livro “Comece pelo porquê”, sua teoria do Golden Circle (ou Círculo Dourado, em português) foi desenvolvida para sistematizar um novo método de pensar, agir e comunicar com o intuito de criar impacto positivo no mundo. A metodologia de Sinek é simples: para trazer mais valor para uma ideia, conceito ou produto, é necessário inspirar as pessoas a partir de seu propósito, ou seja, o porquê da sua existência.

Um dos estudos de caso – Apple:

Em seu primeiro ano no negócio, com apenas um produto, a Apple obteve uma receita de 1 milhão de dólares. No segundo, alcançou 10 milhões em vendas. No quarto ano, faturou 100 milhões de dólares. E, em apenas seis anos, a Apple Computer foi avaliada como uma empresa que valia mais de 1 bilhão de dólares.

Veja o vídeo do Simon Sinek explicando o case da Apple:

Quando bem definido, o “por que” ou propósito de uma empresa orienta suas metas e valores. Ele atua como identidade da organização. O processo é o “como” é feito, ou seja os comportamentos esperados dos colaboradores. Esse é o diferencial de cada organização. Já “o que” a organização faz, são os seus resultadores, produtos e serviços. Isso é a tão falada missão!

Você já fez o seu Golden Circle? Podemos te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat