A recompensa financeira, carreira, e possibilidade de fazer a diferença são alguns dos principais tipos de propósito no trabalho, de acordo com um artigo publicado essa semana pela revista Época Negócios.

Segundo a publicação, a professora Amy Wrzesniewski, da Yale School of Management, identificou três perfis predominantes de colaboradores em sua pesquisa, considerando apenas os fatores que os motivam no trabalho — independente se eram CEOs ou trabalhadores do chão da fábrica. O estudo diz que há pessoas que encaram o trabalho apenas como um emprego, outras que estão construindo uma carreira, e um terceiro grupo vê o trabalho como uma “missão” ou um “chamado”.

Há um exemplo bem objetivo na pesquisa dela que esclarece isso de forma simples: a equipe de limpeza de um hospital. No primeiro perfil, os funcionários veem atividades como tirar o lixo, arrumar os quartos e lavar louça como troca pelo seu salário. Eles não levam seus valores e paixões para o mundo do trabalho porque para eles não é o lugar adequado para isso.

No segundo grupo, as pessoas estão construindo uma carreira e se orgulham por um trabalho bem feito, porque isso é um passo para avançar. Eles enxergam uma oportunidade pela frente, buscam se tornar gerentes, e liderar grupos cada vez maiores.

E o terceiro perfil são aqueles que enxergam um sentido maior, e se sentem como parte da cura dos pacientes do hospital. Eles ajudam as pessoas a se recuperarem dentro de ambientes limpos e alegres.

Independente do propósito, o primeiro passo para o desenvolvimento pessoal é o autoconhecimento. Uma pessoa com autoconhecimento é uma peça chave dentro da organização. Pensando nisso, a Talent Academy, desenvolveu algumas ferramentas de autoconhecimento e autodesenvolvimento para ajudar as pessoas a encontrarem o seu propósito e conectá-lo ao propósito da sua organização. Se você ainda não conhece, clique aqui, essa é uma oportunidade para você se conhecer melhor e refletir sobre o seu papel em todas as esferas da sua vida.

Você pode acessar o conteúdo completo da Época Negócios aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat