Autogestão e protagonismo também têm a ver com desenvolvimento e aprendizado (nosso tema do mês), além de fazerem parte do futuro (já presente) do trabalho. Para desbravar o tema, batemos um papo muito enriquecedor no novo episódio do podcast Brothers & Founders com Datise Biasi, especialista em Futuro do Trabalho e das Organizações, que atua como pesquisadora, consultora, palestrante e é co-fundadora do Hub 528Hz.
O movimento de querer modificar o significado do trabalho em nossas vidas para algo com propósito frequentemente ocorre quando percebemos o quanto trabalhar em sistemas mais rígidos e hierárquicos pode ser limitador.
Na busca por maior flexibilidade, protagonismo e autonomia (sempre com responsabilidade!), a autogestão se mostra como uma alternativa não só de estrutura (a nível macro), mas também como competência (a nível pessoal). Para tornar isso mais fácil, lideranças devem dar espaço, voz, meios e ferramentas para que as pessoas desenvolvam sua capacidade de autogestão.
Falamos de cases, coerência, colaboração, intraempreendedorismo, holacracia e outros modelos de autogestão, nossa solução de desenvolvimento de competências – que tem como uma de suas três dimensões a autogestão, baseada em ‘open will’ da Teoria U de Otto Scharmer, MIT – e muito mais! Bora apertar o play?
🔗 Links úteis: Reinventing organizations / Reinventando as organizações; Sociocracia; Holacracia; Organizações orgânicas