13: Como as organizações podem (e devem) transformar a sociedade, com Anna de Souza Aranha do Quintessa
Você já ouviu falar em Setor 2.5 (Dois e Meio)?
Unindo características próprias do segundo setor (empresas focadas em geração de lucro) e do terceiro setor (ONGs focadas em gerar impacto positivo), o conceito propõe uma solução para o mito desanimador que muitos de nós escutamos, por muito tempo, de que só se pode ou gerar lucro ou focar em impacto socioambiental, como se fossem contraditórios, incompatíveis.
Agora, troque o “ou” por “e”: a verdade, felizmente, é que ambas as coisas podem (e devem) coexistir em uma mesma organização, sendo possível colher disso ainda mais frutos: fidelização – de clientes, time, investidores e demais stakeholders –, melhores resultados e mais inovação são apenas alguns dos exemplos.
Da união de setores já citados, nascem os híbridos “negócios de impacto” – como você talvez tenha visto no nosso último post, temos a maior alegria em afirmar que somos reconhecidos como um.
Nós já surgimos com um propósito claro visando impactar positivamente a sociedade por meio da transformação do mundo do trabalho, mas outra boa notícia é que o seu negócio não precisa ter nascido como um para tornar-se.
Para falar então da prioritária pauta impacto (tema dos nossos conteúdos em Novembro!), convidamos nesse episódio Anna de Souza Aranha (FGV, Stanford, Singularity): Diretora do Quintessa, maior aceleradora de negócios de impacto do Brasil, dedica-se desde 2012 a estruturar a gestão, impulsionar o crescimento e captar investimento para empresas que resolvem os desafios centrais do nosso país.
Impacto. Futuro e papel das empresas. Transformação da mentalidade organizacional. Consumidor como agente ativo e questionador. Posicionamento de marcas. Realização pessoal.
Capacidade de pensar no impacto a longo prazo. Esses são só alguns dos assuntos que surgiram nesse especial bate-papo. Descubra tudo agora ouvindo o #13 episódio do nosso podcast!
? Links úteis: Conheça a Quintessa!
? Além de ouvir na íntegra no Spotify (player acima) e de assistir os melhores momentos no Youtube (player abaixo), você também pode conferir este e todos os demais episódios no Anchor ou na sua plataforma de podcast favorita clicando aqui. Opção não falta! ?