fbpx
Como a Caloi, uma empresa centenária, está revolucionando a sua cultura e a maneira de vender bicicletas
O que você vai aprender neste case?

Se o seu objetivo é gerar inovação, transformação cultural e mudança de mindset na sua empresa, é extremamente recomendável que você preste atenção neste material.

A Caloi está no mercado há mais de 120 anos e tem sua trajetória marcada por inovações e transformações. Com várias mudanças que ocorreram ao longo de sua história, no entanto, a Caloi sentiu necessidade de fortalecer a sua cultura e valores. A empresa, mesmo sendo uma organização centenária, percebeu que ainda faltava definir o seu Propósito como base da cultura corporativa, e também apoio para as decisões estratégicas de todo o time.

Decidimos embarcar nessa missão de ajudar a Caloi a definir o seu Propósito, de dentro para fora: a partir de dados que coletamos de todos os colaboradores da empresa, levantados pela ferramenta de assessment do Propósito da Talent Academy. Além disso, apoiamos a execução da estratégia de inovação e transformação da cultura organizacional da Caloi.

Vamos compartilhar os principais ganhos e lições que poderão ajudá-lo a se inspirar e levar esse projeto para dentro da sua empresa:

Sobre a Caloi

A Caloi escreve a história da bicicleta no Brasil, sendo a primeira empresa a fabricá-las no país no século 19. Ela está na memória de gerações de brasileiros que sabem que pedalar significa mais saúde, mobilidade inteligente, esporte e competitividade. Uma tradição de mais de 120 anos e que inova em seus produtos e consegue atingir todos os públicos. Eles possuem diversos modelos e marcas tanto de bicicletas como de acessórios que atendem a todo tipo de modalidade do esporte.

O Contexto

  • A Caloi foi adquirida pelo grupo canadense Dorel Sports em 2013 e desde então passou por uma reestruturação organizacional, liderada pelo CEO Cyro Gazola, que se juntou à empresa em 2016
  • Quando procurou a Talent, no final de 2018, estava buscando soluções para engajar o time e promover uma cultura centrada no propósito da empresa
  • Porém, a empresa não possuía dados sobre o perfil e as motivações do seu time, pois com isso, seria mais fácil desenvolver ações mais assertivas e focadas para contribuir com o atingimento do plano estratégico desenhado no longo prazo

O Desafio

A empresa precisava promover uma transformação cultural, criando o propósito organizacional e conectando esse propósito com todos os seus colaboradores da fábrica de Manaus e dos escritórios em São Paulo

Turnaround corporativo após aquisição por grupo global (Dorel Sports)

Necessidade de promover cultura de inovação em empresa centenária

Desconexão entre perfis & fatores motivacionais do time

Falta de dados para apoio à gestão de pessoas de time em todas as suas unidades

Oportunidades

Otimização da gestão de pessoas & aumento do engajamento através de Employee Experience e People Analytics

icon

Promover uma cultura de Gestão por Propósito

A Solução

O resultado foi incrível! A Caloi agora tem orgulho de anunciar o motivo de sua existência:

“MOVEMOS PESSOAS POR UM MUNDO MELHOR”

Implementação

Depois da definição do propósito e cultura da empresa, a Diretora de RH da Caloi, Jamile Consolmagno e Luciana Martinez, Consultora de RH líder do projeto, conduziram várias iniciativas internas para promover uma cultura inspiradora e centrada no propósito da Caloi. Confira as iniciativas:

  • Leadership Sprint com todos os líderes da Caloi – treinamento com a liderança sobre a ferramenta do propósito, ensinando como pode ser útil no momento de dar feedback e identificar potenciais do time para liderar projetos
  • Recrutamento e Seleção: avaliação de perfis diferentes de candidatos, aumentando a diversidade dentro do time
  • Criação de comitês internos alinhados com os impactos prioritários para o time da Caloi:
Com essa causa em mente, 100% dos lucros arrecadados com a venda da Rainbow são doados para a Casa 1, um centro de acolhida em São Paulo para pessoas LGBT expulsas de casa por suas orientações afetivas sexuais e identidades de gênero.

Resultados Atingidos

Depoimentos

  • O trabalho da Talent foi essencial para as mudanças culturais que promovemos na Caloi ao longo de 2019. Com apoio deles, mapeamos o perfil de todo o nosso time, desde a fábrica de Manaus até a diretoria, redefinimos o propósito da empresa, e promovemos diversas novas iniciativas, como o Comitê da Diversidade, que foi um dos mais engajados no nosso time, inclusive lançando um novo produto, a bike do orgulho. Como resultado de todas as mudanças que promovemos, tivemos um grande impacto na satisfação e retenção de talentos. Ficamos tão satisfeitos com a parceria que incluímos a Talent Academy na linha do tempo da Caloi, que está nas paredes da nossa sede.

    Cyro Gazola

    CEO, Caloi
  • Desenvolver esse projetos em parceria com a Talent foi um dos trabalhos mais legais e prazerosos que já participei. O interesse e amor do time da Talent Academy fizeram a diferença e hoje conseguimos ver o quanto o propósito é fundamental para a nossa empresa e está em todos os lugares, pois reforçam o orgulho e pertencimento das pessoas de que existimos para ‘MOVER PESSOAS POR UM MUNDO MELHOR’.

    Luciana Martinez

    Consultora de RH da Caloi
  • Entrei na Caloi no começo de 2019 e tive a sorte de acompanhar o trabalho da Talent desde o começo. Quando vi os resultados que eles geraram depois da etapa de mapeamento do propósito dos nossos colaboradores, pensei: isso aqui é uma mina de ouro!

    Jamile Consolmagno

    Diretora de RH, Caloi

📍 Cubo
📞 +55 11 99810-2295
📧 contato@talentacademy.com.br

Quer ficar por dentro dos conteúdos e novidades da Talent Academy? Inscreva-se gratuitamente abaixo: